Preview CASACOR São Paulo

São Paulo está em festa com a chegada da CASACOR 2021, após um ano de pausa. A cidade se prepara para receber essa explosão de cores e charme a partir de amanhã em um endereço inédito: o Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque. Após 14 anos sediada no Jockey Club, a maior mostra de decoração da América Latina volta a ser itinerante, neste ano marcado por tantas mudanças.

Nesta edição, serão apresentados mais de 9.000 m² de área construída com 58 ambientes, entre casas, estúdios e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos. A mostra vai ocupar todo o rooftop do prédio, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício. O tema a ser explorado pelo elenco este ano é “A Casa Original“. A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia que nos trancou em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo. A tendência, captada no mundo pré-pandemia, continua atual. Naquele momento, o mal-estar provocado pelo excesso, pela exaustão digital e pela ansiedade, pedia uma pausa.   

Como resposta, “A Casa Original” promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o para o futuro. Uma grande – e incrível – novidade, é que a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, além de ter a certificação Lixo Zero e o selo HBC (Healthy Building Certificate), que atesta saudabilidade no ambiente do evento. 

O A Cor da Casa preparou um sneak peak para os nossos leitores cariocas poderem viajar e se inspirar na mostra paulistana! Confira.

 “Ateliê Deca” por Leo Romano: a estrutura foi pensada como um portal que convida o visitante a desacelerar de sua rotina atribulada e focar no que é mais essencial. Permeado de luz natural, o espaço transmite uma sensação boa, como um abraço em tempo de retomada. 

 “Ateliê Deca” por Leo Romano: a arquitetura, com inspiração nórdica, traz leveza com uma técnica construtiva de travamento de madeira Cambará e telhado translúcido, que resulta em uma plasticidade simples, convidativa e, ao mesmo tempo sustentável. Os materiais empregados na base da construção são 100% reutilizáveis. 

 “Casa Égide” por Studio Roca: o ambiente foi pensando em adaptar a casa às mudanças no mundo e nas prioridades das pessoas que os arquitetos Carlos Carvalho, Rodrigo Beze e Caio Carvalho, do Studio Roca, colocaram a sustentabilidade e a reconexão como pilares do espaço. Nos 80 m² do ambiente que tem o formato em “U” e foi erguido com estrutura metálica desmontável para ser o anexo de uma casa principal, o sentido da palavra ‘égide’ surge como abrigo, amparo e proteção.  Um lugar para aproveitar a família, preparar a própria refeição e desfrutar o jardim.  

“Social House” por Leo Shehtman: o arquiteto propõe este ano um loft de linguagem jovem e masculina, representando um morador muito ligado a tecnologia e influências digitais, que usa a casa também como espaço de trabalho e produção de conteúdos como lives e podcasts.  Com cores sóbrias, tons escuros, formas orgânicas e materiais que se conectam com a natureza, os 125 m² retratam um estilo contemporâneo brasileiro. 

 “Riserva Todeschini” por Débora Aguiar: a arquiteta apresenta um espaço acolhedor como um ninho ou casulo, refletindo a ideia da casa como lugar cada vez mais protagonista em nossas vidas, um refúgio e centro de tudo. Um lar. Em cerca de 250 m², ela distribui living, espaço gourmet, suíte com closet, banho e jardim, além do pergolado. Na atmosfera acolhedora, a madeira escurecida é elemento central: alguns forros abraçam as paredes, o piso de madeira em tábuas largas recebe quem chega e colunas na fachada filtram a luz natural. 

 “Casa Olaria NJ+” por Nildo José: uma homenagem à cerâmica, que acompanha a história das civilizações desde a descoberta do fogo, permeia todo o ambiente de 200 m² do NJ+ arquitetos.  Rasgos orgânicos nas paredes abrigam dezenas de peças cerâmicas de artistas brasileiros.  

Fotos: MCA Estúdio

A CASACOR São Paulo será no Parque Mirante, (anexo ao Allianz Parque) – Rua Padre Antônio Tomás, 72, de 21 de setembro a 15 de novembro. Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/noticias/casacor-sao-paulo-2021-visitacao/.