Revitalização e Luxo

Os cariocas perderam o fôlego na semana passada com a notícia da reabertura do Teatro Copacabana Palace, local de muitas memórias que reinaugura com a promessa de um sopro de esperança para a cena cultural da cidade. E por trás desse presente que o Rio de Janeiro ganhará em novembro, está o arquiteto Ivan Rezende, responsável pelo projeto de reforma da icônica casa de espetáculo, que inclui, além do teatro em si, o foyer, a cafeteria, os lounges, os banheiros e o backstage.

“O projeto do Teatro do Copacabana Palace, mais do que uma atuação dentro de uma caixa pré-existente com desdobramentos na revitalização e reconfiguração de novas áreas, é um mergulho na memória e na valorização do fazer manual em convivência com a alta tecnologia do nosso tempo,” conta Ivan ao A Cor da Casa. 

A revitalização do Teatro Copacabana Palace contempla em seus elementos decorativos testemunhos da história do hotel, em impressionante harmonia de formas, cores, texturas e detalhes, em perfeito sincronismo com a atmosfera do Copacabana Palace. “Sou o olhar que presenciou a construção de um sonho,” pontua o arquiteto.

Conduzidos diretamente pela Arquiteta Taissa Thiry, responsável pelo gerenciamento do projeto, a renovação envolveu 18 disciplinas específicas e respectivos consultores, e contou com a dedicação de mais de 600 profissionais oriundos de diversos estados. 

“Respeitando as premissas de intervenções arquitetônicas ditadas pelo Iphan e demais órgãos de proteção do patrimônio histórico e cultural, além das novas normas de acessibilidade e  segurança, o projeto buscou, também, numa investigação de espaços ociosos decorrentes do sistema estrutural executado após o incêndio que destruiu o teatro original, uma redefinição da volumetria da caixa da plateia com a incorporação de frisas e camarotes,” completa Ivan. O novo teatro terá capacidade para 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre 4 frisas e 6 camarotes. 

O Teatro Copacabana Palace foi inaugurado em 1949, com a peça A Mulher do Próximo, de Abílio Pereira de Almeida. Em 1953, um incêndio de grandes proporções o atingiu. O espaço foi recuperado e reinaugurado em 1954 com a peça “Diálogos das Carmelitas”. Em 1994, o teatro fechou as portas e, em 2018, iniciaram os preparativos e obras do novo projeto de revitalização do icônico Teatro Copacabana Palace.

O primeiro espetáculo a estrear em seus palcos, previsto para dezembro, não poderia ser mais especial, “Copacabana Palace – O Musical”. Na peça serão recriados momentos emblemáticos da história do hotel, fazendo com que a plateia se transporte para a atmosfera do Copa e conheça alguns dos personagens que já passaram por lá, ajudando a escrever e cantar a história do hotel. 

Quando perguntamos ao Ivan qual peça ele gostaria de assistir no palco, ele respondeu com emoção: “O que mais quero ver, não está no palco, somente. Está, sobretudo, na plateia! É o olhar de emoção, orgulho e alegria entre as pessoas pela celebração da nossa cultura.” Bravo!

Fotos: Mauro Samagaio

O Teatro Copacabana Palace fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 291.