A maior exposição de Ai WeiWei

O artista é chinês, a exposição é em Portugal, a curadoria é de um brasileiro e o impacto da arte é global. De que estamos falando? Da exposição de Ai Weiwei em Lisboa, ora pois! O artista plástico dissidente abriu na terrinha a maior exposição de sua carreira. Chamada de “Rapture”, a mostra está na Cordoaria Nacional em Belém, Lisboa, e pode ser visitada até 28 de novembro de 2021. 

Em exposição estão trabalhos realizados por Ai Wei Wei com técnicas artesanais portuguesas e matérias locais, tais como cerâmica, cortiça e mármore e também obras já conhecidas de outras exposições do artista. E quem assina a  curadoria é o brasileiro Marcello Dantas, parceiro de longa data do artista.

O visitante se encanta logo na entrada com uma gigante escultura feita com bicicletas, “Forever Bicycles”. 

São 85 obras, incluindo toda a sua produção audiovisual e registros fotográficos da época em que ele viveu como um imigrante sem documentos em Nova York. “Muitos dos trabalhos nesta sala já tinham estado em outras exposições, mas jamais haviam se encontrado. Eram todos estranhos uns para os outros, porque simplesmente não é qualquer museu que pode ter tudo isso junto. Normalmente na Europa temos entre 500 e 2.000 metros quadrados de exposição. Aqui é o dobro, são 4.000 metros quadrados”, disse o artista, numa apresentação da mostra.

Marcello Dantas, o curador da mostra

Para fazer os trabalhos, o artista percorreu diversos pontos do país, aprendendo e colaborando com artistas locais. “Eu sou um artista contemporâneo, mas presto muita atenção às tradições culturais e ao artesanato tradicional. A arte é chave para nós vermos o que aconteceu no passado”, disse.

Toda feita em cortiça, a escultura “Brainless Figure”, ou figura sem cérebro, é uma das peças criadas especialmente para a mostra – é uma reprodução do corpo do próprio artista. 

Veja algumas outras obras em cartaz:

 

 

“Ai WeiWei Rapture” fica em cartaz até 28 de novembro na Cordoaria Nacional – Av. da Índia, em Lisboa. Para comprar ingresso, basta visitar o site  (https://everythingisnew.pt/ai-weiwei_rapture/) da exposição.