20 Anos e 40 Projetos

Foi lançado o primeiríssimo livro do Núcleo Carioca de Decoração, que reúne 40 projetos assinados por profissionais de arquitetura e design de interiores do Rio de Janeiro. A obra, batizada como “NCD 40+”, tem como finalidade, homenagear, em 164 páginas, a comunidade de designers, arquitetos e decoradores da cidade, compilando projetos de escritórios tradicionais e em evidência, com projeção local e nacional, além de mapear as tendências e delinear o estilo carioca de morar.

O livro faz um recorte dos últimos dez anos de projetos assinados por escritórios sediados na cidade, a maioria de casas e apartamentos localizados no Rio de Janeiro, que se mantêm atemporais. No entanto, foi dado também espaço para ambientes comerciais, mostras de decoração e residências em outras cidades, demonstrando o alcance da arquitetura carioca. 

A obra reúne nomes como Gisele Taranto, Cadas Abranches, Studio Ro+Ca, Joy Garrido entre muitos outros. Um dos pontos fortes da seleção são os ambientes voltados para o convívio em família e o relaxamento em casa, tópico bastante abordado nos últimos meses em decorrência do isolamento social. Essa busca por espaços mais acolhedores, que propiciem momentos de descanso, sejam bem iluminados e ventilados, é uma característica já intrínseca à arquitetura carioca. Nos projetos apresentados, vemos uma série de varandas e cozinhas gourmet, poltronas de balanço, salas banhadas por luz natural, confortáveis cantos de leitura, banheiros com função de SPA em casa e muitas plantas – espaços e recursos que representam essa busca pelo bem-estar e pelo contato com a natureza.

 Projeto de Cadas Abranches, foto de MCA Estúdio

 

 Projeto de Joy Garrido, foto de Patricia Thompson

 

 Projeto de Erick Figueira de Mello, foto de André Nazareth

 

 Projeto de Gisele Taranto, foto de André Nazareth

De acordo com Rodrigo Perroni, diretor do Núcleo Carioca de Decoração, “o lançamento do livro NCD 40+ visa não apenas destacar o trabalho dos profissionais mais atuantes do mercado carioca, como também ser um registro temporal do segmento casa”, explica o empresário, à frente da Velha Bahia, uma das marcas associadas ao NCD.

Segundo Perroni, esta é a primeira publicação de um projeto com ambições periódicas. “Pretendemos lançar edições anuais, fazendo um recorte das tendências do morar e do lifestyle carioca através dos projetos mais representativos de nossos arquitetos, decoradores e designers de interiores”, conclui com animação!

O livro NCD 40+ foi produzido com curadoria do Núcleo Carioca de Decoração e está à venda através do WhatsApp: (21) 98702-5495 por 120 reais.