Dicas para um lockdown florido

O outono chegou e com ele um novo lockdown para nos voltarmos mais uma vez para dentro de nossas casas. É uma estação que não fica tão bem marcada no imaginário dos cariocas já que por aqui os sinais dela são menos óbvios do que nos filmes: as folhas secas pelo chão, a paisagem alaranjada… Mas mesmo assim, isso não quer dizer que o outono não tenha um impacto nos nossos jardins internos ou externos. Conversamos com o Ricardo Portilho, paisagista que assina o cobiçado “Jardim do Café” na CASACOR Rio este ano, para nos dar dicas de como cuidar das nossas plantinhas durante mais um período de isolamento. 

“Jardim do Café”, por Ricardo Portilho

“Com a chegada do outono, o clima fica mais ameno, a incidência de sol diminui, fazendo com que as plantas produzam menos clorofila. Com isso, algumas espécies devem ser trocadas de lugar para maior captação de luz, ” ele explica. “Flores como quaresmeiras, begônias, lírios e algumas espécies de orquídeas florescem e encantam nessa época do ano.”

E para esta estação Ricardo indica para termos em casa os bambus da sorte, lírios da paz, espadas de São Jorge, paus d’água, filodendros ou frutíferas em vasos (como a jabuticabeira). “Os terrários também são muito decorativos, tanto os de suculentas e cactos, quanto os de musgos. Os jardins verticais também são uma boa pedida para trazer a natureza mais pra perto,” ele indica.

 

Ainda sobre os jardins verticais, Ricardo diz que eles necessitam de cuidados específicos durante o outono, de acordo com as espécies existentes. “Se for um jardim vertical que fica a céu aberto, a rega pode ser normal, de 2 a 3 vezes por semana, pois temos luz direta e vento. Agora, com jardins verticais em varandas cobertas e espaços internos, a rega deve ser menor, pois, nesta época, com sol ameno, a evaporação se torna mais lenta,”  conta ele. “Lembrando que o excesso de água pode causar uma maior proliferação  de pragas e até melar a planta, afogando suas raízes,” alerta o paisagista. 

 

O “Chá Bar” de Roberta Nicolau tem uma parede verde que traz o maior astral ao ambiente

Que o outono chegue na sua casa com muitas plantas alegres para levantar o nosso astral e nos manter positivos!

Fotos: André Nazareth

A CASACOR Rio de Janeiro 2021 conta com a participação de 57 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. São 38 espaços montados na Residência Brando Barbosa. Pela primeira vez, a mostra é híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com vídeos e tours 3D que ficarão disponíveis no site (https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/)