Deca em Dose Tripla

A visitação presencial da casa está suspensa temporariamente, mas o A Cor da Casa aproveita esses dias “off” para contar um pouco dos bastidores dos ambientes que você já já poderá visitar – ou revisitar! Hoje o foco é para os ambientes com presença de produtos da Deca, a patrocinadora global da CASACOR. Presente em 13 ambientes da edição comemorativa de 30 anos da mostra, a marca contempla soluções estéticas, tecnológicas e exclusivas, em sinergia com as necessidades dos novos tempos. 

Hoje destacamos três ambientes que têm a Deca no DNA da criação: “Sala de Banho Deca”, por Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, o “Haman Spa”, por Bianca da Hora e o “Balanço das Águas”, por Belo Lobo e Mariana Travassos. 

Confira!

 

O banheiro principal da casa abriga a “Sala de Banho Deca”, espaço de Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, que estimula sentimentos. A arquitetura imponente acomoda no centro, uma jabuticabeira plantada em um cachepô, envolta por uma cuba-conceito circular projetada pelos profissionais e desenvolvida pela Deca. A peça em louça branca, com circunferência externa de 1,5m abraça a natureza trazida para o interior do cômodo. Na estrutura criada pelos profissionais, duas Torneiras de mesa para cozinha Deca Colore (1189.GL.RD.PT) nas cores Red Gold e Preto, contam com ducha móvel e flexível de longo alcance que permite, inclusive, regar a árvore com facilidade. A instalação dá a sensação de que a água sai do tronco, de forma orgânica. A cada uso, a água desce pelo ralo e é reaproveitada para irrigar a árvore, como um ciclo básico da vida. Assim, a ideia de interação com a natureza se materializa a cada lavagem das mãos. 

Os arcos originais desenham os “reservados”, com pé direito alto e muitas janelas. O espaço que acomoda a bacia sanitária fica mais privativo com cortina de linho, em verde escuro, que acompanha a tonalidade das paredes. Nele, tecnologia e conhecimento convergem. 

 

Ambientado com livros, o lugar recebe a Bacia Eletrônica High Tech (PAP.4001.17), modelo que maximiza o conforto e a praticidade, combinando várias funcionalidades em um único produto, como: sensor para abertura da tampa e acionamento da descarga localizado na base na bacia, ducha masculina e feminina; secagem com ar, controle remoto com alcance de até 15 metros e programação de perfis para personalização do uso. Além disso, o modelo é mais alto, proporcionando maior conforto, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. 

Seguindo a estética clássica, a Papeleira Slim (2020.GL.SLM.RD) em Red Gold também compõe o ambiente. A área de banho tem o conforto ampliado com o Chuveiro de teto Aquamax (1998.GL.ST.RD) e a Ducha manual para chuveiro (4806.GL.CIL.RD). O Acabamento para registro de pressão Duna Clássica (4916.GL64.PQ.RD) completa o espaço marcado pelo estilo clássico traduzido no tom Red Gold.

                    

A banheira de mármore Carrara, que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina acompanha o Misturador de parede para lavatório Duna Clássica (1878.GL64.RD). Neste ambiente de relaxamento, uma instalação emoldurada por um arco traz uma textura cimentícia em tom de verde. Nesse nicho, uma tubulação preta desenha a parede e recebe dez acabamentos para registro de pressão da linha Duna Clássica (4916.CT64.PQ.MT). A ideia é despertar boas energias, com a provocação “em 2021, você deseja um banho de quê?”. Assim, cada um dos metais representa a resposta, com uma mensagem nas tags: equilíbrio, resiliência, tolerância, empatia, calma, paciência, autonomia, confiança, esperança e vacina.

 

 

No Haman SPA, de Bianca da Hora, o ambiente traz os rituais ancestrais do banho turco para o ambiente que contempla a beleza original das cores, luzes e texturas da arquitetura da casa. Nele, a arquiteta criou uma atmosfera do bem-viver essencial e contemporânea. Plantas tropicais, concentradas nos jardins, emprestam seu fresco, adentrando o espaço e criando um clima de urban jungle.

 

 

No ambiente-instalação sensorial de Bel Lobo e Mariana Travassos, o “Balanço das Águas” se traduz em um convite à contemplação da natureza e, ao mesmo tempo, um estímulo para os visitantes a hábitos cada vez mais essenciais. Afinal, é tempo de lavar as mãos e, para ressignificar este momento, as cubas Deca instaladas pelo espaço em dois patamares, deixam o ritual mais prazeroso.

As Cubas de piso quadradas com mesa (LC.28.94) em Ébano Fosco integram-se ao cenário e recebem as Torneiras de mesa bica baixa para lavatório Level Sense (1785.BL.MT) no acabamento Black Matte e os Dispensadores eletrônicos para sabão líquido Decalux cromado (2016.C). Acionados por sensor de amplo alcance, tornam o uso mais seguro e intuitivo. A torneira tem funcionamento à bateria e dispensa ponto de energia, o que facilita a instalação em ambientes internos e ao ar livre.

A poesia se apresenta em um grande ninho de galhos que abriga um banco em mármore, original da casa, envolve a escadaria que dá continuidade ao espaço, onde o momento de pausa é intensificado com outros sons da natureza. Muito presente, ela também é materializada com a aplicação de um poema, em um grande espelho, que também reflete o ambiente.

Fotos: André Nazareth

 

A CASACOR Rio de Janeiro 2021 conta com a participação de 57 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. São 38 espaços montados na Residência Brando Barbosa. Pela primeira vez, a mostra é híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com vídeos e tours 3D que ficarão disponíveis no site (https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/)