Donas da Casa

Se já é difícil um casamento chegar às bodas de pérola, imagina então uma sociedade? Pois Patricia Mayer e Patricia Quentel podem se gabar de ter atingido essa marca. Mais longevas produtoras de evento da cidade do Rio, são sócias na 3 Plus Assessoria e Marketing, e responsáveis, desde 1991, pela organização da CASACOR Rio, mostra de decoração que tem data de estreia logo mais, em março. 

 As sócias Patricia Quentel (esquerda) e Patricia Mayer (direita) 

Uma história que parecia fadada ao sucesso desde o início. As xarás se conheceram ainda na adolescência, estudaram na PUC-Rio na mesma época e, recém-formadas, foram trabalhar no Jornal do Brasil. Os temperamentos são diferentes, mas complementares: a jornalista Patricia Mayer é tranquila, conciliadora e comunicativa enquanto a designer Patricia Quentel é expansiva, enfática e bastante prática. 

“Construímos nossa parceria ao longo desses 30 anos com muito trabalho, alegria, inspiração e respeito,” diz Patricia Quentel, que é complementada pela sócia: “Acho que o segredo de uma parceria de sucesso é ter empatia, confiança, paciência e, acima de tudo, respeito. A gente tem o know how uma da outra. Então, conseguimos superar os desacordos. Até porque nossos objetivos são os mesmos. E temos também o otimismo em comum. A gente sempre acha que vai dar certo e isso faz com que olhemos juntas para a frente,” conta Patricia Mayer. 

A sinergia é tanta que, no mercado de decoração nacional, a dupla se transformou numa só “entidade”: as Patricias. Juntas, as duas executivas atuam na linha de frente da produção e comercialização do evento, administrando, todos os anos, as tarefas, e desejos, de centenas de profissionais envolvidos em cada uma das edições da CASACOR Rio. São arquitetos, designers de interiores, paisagistas, parceiros, fornecedores, patrocinadores, recepcionistas e operários que, sob a regência das Patricias, criaram 1.305 ambientes decorados e atraíram mais de um milhão de visitantes ao longo dessas três décadas. 

O início dessa longa parceria segue a receita de muitos empreendedores de sucesso: visão, para enxergar uma oportunidade no mercado; ousadia, para empreender numa área ainda incipiente naquele momento; e criatividade para produzir eventos sempre inovadores. 

 As sócias Patricia Quentel (esquerda) e Patricia Mayer (direita) 

Eram os anos 80 e o Brasil passava por muitas transformações políticas, sociais, econômicas. O cenário do encontro da dupla? A redação do Jornal do Brasil, onde Patricia Mayer editava o caderno de decoração, e Patricia Quentel trabalhava no departamento de design, participando de toda a reformulação visual implementada pelo jornal na época. Disposta a dar um novo rumo à carreira, Mayer chamou Quentel para uma conversa: pela percepção sobre a baixa qualidade do material de divulgação de decoradores e arquitetos que chegavam às suas mãos – muitos sequer tinham portfólio –, sugeriu que se especializassem na criação de book e material de divulgação destes profissionais. Algo até engraçado em tempos de arquitetos celebridade no Instagram, mas que foi uma grande inovação na era pré-celular e pré-internet. Daí, partiram para outras ações promocionais, como a organização das primeiras vitrines decoradas por arquitetos, eventos e exposições sobre decoração e arquitetura em diversos lugares da cidade como o shopping Rio Design, que até então era especializado nesta área. 

“O primeiro book que fizemos foi pra Julinha Serrado, que queria apresentar melhor seu trabalho. Foi um sucesso! Fizemos muitos outros e começamos a fazer também alguns trabalhos para a área de design e decoração, que era muito carente nessa época. Ninguém trabalhava esse mercado. O que hoje é lugar comum: consultoria, marketing de relacionamento, ativação, simplesmente não existia. Foi um trabalho que nós iniciamos,” relembra Quentel.

Em 1991, vendo o sucesso da CASACOR São Paulo (o evento já acontecia por lá há três anos), veio o salto: assinaram o contrato para ser a primeira franquia de eventos do país trazendo a marca para o Rio. 

“Estávamos já há três anos trabalhando com eventos de decoração quando fizemos a primeira CASACOR Rio. Acho que esse período foi importante para que a gente amadurecesse e conhecesse bem o mercado, que naquela época ainda era muito incipiente. A partir dali, acho que ajudamos a construir a cultura do morar, que ainda não existia naquela época, e causamos impacto na carreira de muitos profissionais e até no mercado, que evoluiu muito e se consolidou ao longo dessas três décadas,” avalia Patricia Mayer.

A CASACOR Rio será inaugurada no dia 2 março e fica em cartaz até 25 de abril de 2021, no Jardim Botânico. Em breve mais informações.