Design Natalino

As luzes de Natal tomaram conta do CasaShopping. Bem no centro da Onda Carioca – estrutura de aço e vidro projetada pelo arquiteto israelense Nir Sivan – uma grande árvore de led, de aspecto futurista, criada pelo arquiteto e cenógrafo Mário Santos, traz o clima natalino para o shopping. A peça vem atraindo a atenção dos clientes que não resistem a registrar ali uma selfie com suas luzes coloridas que mudam de tempos em tempos. Em seu interior, mais uma surpresa: a frase “uma simples árvore” faz uma provocação em tempos de desvalorização do meio ambiente. 

“Apesar de seu aspecto fora do convencional e por muitos considerada abstrata, a árvore trata de brasilidade e traz consigo uma crítica aos hábitos da sociedade contemporânea,” explica Mario Santos.  

A forma, gerada a partir da rotação de um plano recortado, mostra em seu interior a forma da árvore tipicamente brasileira com sua copa arredondada, a qual se distancia da árvore comumente conhecida como o pinheiro de natal. A ideia de inscrever dentro da estrutura, uma simples árvore, remete a valorização do meio ambiente, que vem sendo cada vez mais deixado de lado. 

“Além disso, o símbolo da árvore faz alusão ao nascimento e a esperança. O verdadeiro sentido do Natal, completa o arquiteto.

E a decoração de Natal do shopping não para por aí. Até o dia 6 de janeiro, as fachadas das lojas ostentam uma guirlanda assinada por um arquiteto ou designer. 

Confira durante a sua próxima visita ao CasaShopping, na Barra da Tijuca.