Revitaliza, Rio!

Um projeto novo está revitalizando patrimônios culturais e artísticos do Rio de Janeiro. O objetivo é cuidar da cidade e renovar seus espaços públicos e é feito por gente que ama o Rio. “Revitaliza Rio” é como foi batizado já que o foco é é transformar lugares que sofreram degradação ao longo dos anos em ambientes de convivência, cultura e lazer. A ideia – muito bem vinda pelos cariocas!- é uma iniciativa da Carioca DNA e do Instituto Carioca Cidade Criativa, em parceria com a produtora Das Lima. Vale dizer que é uma ação conjunta da sociedade civil com a iniciativa privada através das leis federais e municipais de incentivo à cultura. 

Os primeiros resultados poderão ser vivenciados já a partir deste mês! Olha que coisa boa não ficar empurrando ideia nova para o ano seguinte? Um dos primeiros beneficiados foi o  portão guinle Portal monumental histórico em ferro fundido e bronze, e pedestal de granito, tombado pelo município em 2001. A restauração incluiu também os elementos que compõem o monumento: duas estátuas de leões alados, dois anjos em bronze e duas esfinges em mármore branco. 

Portão do Parque Guinle: monumento foi tombado pelo município em 2001 Foto: Revitaliza Rio/Divulgação 

Localizado em Laranjeiras, Zona Sul da cidade, é o cartão de visitas do Parque Guinle, que constituía os jardins do palacete de Eduardo Guinle, erguido na década de 1920. Atualmente, a mansão dos Guinle, conhecida como Palácio Laranjeiras, é a residência do Governador do Estado.

Há também o projeto de recuperação paisagística do Parque da Catacumba, que envolveu o plantio e a reconstituição das áreas verdes, além da organização das árvores frutíferas e das espécies naturais lá existentes. Sem dúvida foi criado um ambiente convidativo para a visitação e contribuindo para a proteção do ecossistema local. 

Revitaliza Rio / Divulgação

Todas as 32 esculturas do parque também foram restauradas, assim como o Pavilhão Victor Brecheret, única edificação existente no local. Vanda Klabin, cientista social, historiadora e curadora de arte, foi convidada para desenvolver os conteúdos de arte (as bios dos artistas), a seleção das informações históricas e culturais que os visitantes poderão acessar a partir dos QRCodes dispostos em cada uma das obras públicas do acervo do parque.

 Fotos: Revitaliza Rio / Divulgação

Ela destaca que a visita ao Parque da Catacumba é imperdível. “Permite, além de contemplar as belezas naturais locais, um olhar muito específico sobre a arte contemporânea a partir da apreciação das esculturas expostas a céu aberto”. E ainda acrescenta que a iniciativa está sendo exemplar à valorização das artes visuais e para o fortalecimento de políticas públicas para a cultura brasileira.

Foto: Revitaliza Rio / Divulgação

Após o trabalho de recuperação, o Revitaliza Rio irá realizar visitas guiadas ao parque, proporcionando uma experiência em Arte-Educação lúdica e agradável para os grupos selecionados.

Para mais informações, visite:

https://www.cariocadna.com/project/revitaliza-rioparque-da-catacumba/   

https://www.cariocacidadecriativa.com/