A Casa de 2021

Uma edição especial, como a 30ª. CASACOR Rio, só poderia mesmo acontecer num espaço singular. E é com muita alegria que o A Cor da Casa conta pra vocês os detalhes sobre essa linda casa que será a nossa sede em 2021. 

Vizinha ao Jardim Botânico, a propriedade foi construída em 1860 como parte da antiga Chácara da Floresta pela família Faro, de importantes cafeicultores. É uma casa do século XIX, em estilo eclético com elementos barrocos, que está conservadíssimo em seus 160 anos de muitas histórias. Uma curiosidade é que foi residência do importante médico sanitarista Oswaldo Cruz. Mas, seus dias de glória foram vividos apenas um século depois, a partir da década de 1960, quando o banqueiro Jorge Brando Barbosa e a esposa Odaléa compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original criando a casa rosa de 2.500 metros quadrados que conhecemos hoje.

Ali, onde viveram por mais de 40 anos, eles receberam políticos como o presidente Juscelino Kubitschek e chefes de estado estrangeiros em visita ao Rio, além de artistas e amigos da alta sociedade carioca. Convidados que podiam se extasiar com a beleza do imóvel decorado pessoalmente pelo proprietário – engenheiro por formação – com móveis, arcos, portais, quadros e esculturas garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil. Tudo isso sozinho sem qualquer ajuda profissional de arquitetos ou decoradores. Fato que torna ainda mais interessante a realização no local de uma CASACOR com a participação de 54 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas que poderão, pela primeira vez, criar projetos para os amplos salões, quartos e até banheiros do casarão. 

– Será uma CASACOR inesquecível. Esse é provavelmente o imóvel mais bonito e icônico que já ocupamos ao longo destes 30 anos – garante Patricia Quentel, organizadora, ao lado de Patricia Mayer, da CASACOR Rio desde que o evento teve sua primeira edição na cidade, em 1991.

Considerado um dos mais bonitos e conservados da cidade, o casarão tem, entre suas preciosidades, a banheira da suíte do casal. Feita num bloco de mármore com duas cabeças de leão esculpidas, a peça pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II. Outro elemento de destaque é o portal da sala de jantar feito com o jacarandá usado originalmente na cabeceira de uma cama de 1712 – a entrada perfeita para um salão que abrigava, em seus tempos áureos, até 24 pessoas sentadas em volta da mesa de seis metros comprada no convento de Recife. Foram mais de mil desenhos feitos por Jorge até a conclusão da restauração e ampliação da casa, que tem ainda salões com pisos de mármore de Carrara e um hall de entrada imponente com peças como uma escada esculpida em jacarandá e um exuberante lustre que tem sua dupla no Palácio de Versalhes. 

E se o interior da casa tem belezas tão extraordinárias, o lado externo também vale, e muito, a visita. Afinal, o imóvel está localizado num terreno de 12 mil metros quadrados, repleto de jardins com espécies da Mata Atlântica que trazem ainda mais colorido ao local. Durante a CASACOR Rio, boa parte desta ampla área verde vai abrigar lojas e áreas de refeição em espaços totalmente abertos para que o público visitante possa aproveitar o evento seguindo todos os protocolos sanitários da Organização Mundial da Saúde. 

A arquitetura da casa, aliás, será outra aliada em tempos de pandemia já que os amplos janelões presentes em todos os cômodos permitem uma ventilação cruzada que deixará arejados todos os ambientes decorados para esta edição especial da CASACOR Rio, que acontece de 19 de janeiro a 21 de março, de 2021. 

– Temos um histórico de realizar CASACOR em imóveis icônicos da cidade e queríamos fazer algo realmente especial para os 30 anos. Será um evento extraordinário e seguro para todos que quiserem conferir pessoalmente mais essa joia escondida da cidade que revelamos a seus moradores – garante Patricia Mayer, lembrando ainda que pela primeira vez a mostra será presencial e digital.

Após a CASACOR Rio, o imóvel, que em 2015 foi doado, ainda em vida, pela proprietária Odaléa Brando Barbosa para o Museu de Arte Sacra de São Paulo, passa a abrigar o Instituto Brando Barbosa, um local de encontros para os interessados em arte, cultura e educação.

Fotos: André Nazareth

A CASACOR RIO acontece de 02 de março a 25 de abril de 2021 na Rua Lopes Quintas, 497, Jardim Botânico.