Interiores: Anna Malta

Apresentamos hoje o 23º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos, decoradores e paisagistas convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. A convidada de hoje é Anna Malta, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

Ela se define como uma “apaixonada pelo trabalho”. Anna Malta é designer de interiores com 20 anos de bagagem e diversas participações na CASACOR Rio. Antes de se formar como designer, já participava da mostra com a sua empresa de arranjos florais, desde a primeira edição. Depois disso, já soma 6 edições com o seu escritório de interiores. Algo que, segundo ela, ajudou a apresentar seu trabalho de forma mais sólida. 

Anna tem como referência profissional o trabalho do grande Paulo Mendes da Rocha. “Gosto de suas linhas que traduzem bem a boa arquitetura brasileira.” E no âmbito internacional, seus designers prediletos são a espanhola Patrícia Urquiola e o francês Jean Louis Deniot. “Ela pelos objetos e mobiliários e ele pela incrível diversidade e a mistura nos projetos, criando ambientes que tenho inveja branca!”

Mas para criar ela diz que se inspira mesmo é no desejo do cliente. “É importante exercitar a empatia para entender e transformar o projeto no ideal que o cliente precisa e sonha,” coloca. E quando perguntada sobre seu estilo, ela diz ser impossível definí-lo, pois gosta de misturar bastante. “O importante é contar a história do cliente e fazer um espaço bonito e funcional,” explica.

Para Anna,  a “casa ideal” tem que ter espaços que tragam conforto e atendam as necessidades do morador. “Independente do tamanho, o importante é conseguir traduzir seus desejos de vida!” 

Com a pandemia, a designer carioca vê uma tendência de pessoas  se mudando para áreas mais amplas, mesmo que longe dos centros. “Com a dificuldade de viajar, os gastos com lazer se voltaram para as moradias. Casas de fim de semana, com o home office estão em alta,” conta. Ela acredita que esse momento desafiador nos mostrou que o conforto e a funcionalidade são a prioridade em um projeto e que a estética ficou em segundo plano. 

Na próxima segunda-feira, 4 de novembro, Anna Malta será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 19h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!