Interiores: David Bastos

Apresentamos hoje o 22º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos, decoradores e paisagistas convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. O convidado de hoje é David Bastos, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

David Bastos pertence a uma família de médicos, mas decidiu transformar, com a arquitetura, a paisagem urbana de Salvador, sua cidade natal. Estudou arquitetura na  Universidade Federal da Bahia, e em 1995, instalou seu escritório em um Trapiche na Região das Docas da capital baiana, promovendo uma revitalização do local. Seu estilo apurado deixou marcas na paisagem baiana com elegância e sutileza.

Está no mercado há mais de 40 anos e realizou trabalhos para o setor público, habitações populares e planejamento urbano. É presença garantida em todas as edições da CASACOR Bahia, desde 1995, e também assinou quase todas edições da CASACOR São Paulo e participou da CASACOR Rio em 2017.

David gosta de trabalhar mixando o novo e o antigo, apostando no efeito dos materiais. Mas define seu estilo de forma clara e sucinta: “Sou atual e faço o  que resulta em felicidade para o meu cliente.” Seus projetos primam pelo conforto, informalidade e respeito às características do espaço. Com escritórios em Salvador e São Paulo, e projetos Brasil a fora, David adora o trabalho de criação e finalização de projetos. 

“Me inspiro na fotografia, na moda, no comportamento e na observação do que já foi e é realizado em arte e arquitetura,” conta. E tem Oscar Niemeyer como sua grande referência profissional. Principalmente no que diz respeito ao espaço e a proporção. 

Para ele o morar pode ser definido em duas palavras: conforto e espaço. E com a pandemia, acredita que as grandes mudanças na casa são a valorização maior dos espaços, conforto estético e bem estar. 

Na próxima terça-feira, 3 de novembro, David Bastos será entrevistado por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 19h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!