Interiores: Patrícia Marinho

Apresentamos hoje o 20º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos, decoradores e paisagistas convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. A convidada de hoje é Patrícia Marinho, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

Filha do grande arquiteto Noel Marinho e da artista plástica Verônica Marinho, Patrícia teve o olhar treinado desde sempre para o belo. Estudou arquitetura no Rio e em Paris além de design industrial em Milão. E desde que voltou ao Brasil participa da CASACOR Rio. Em 2001 inaugurou um escritório próprio: Patrícia Marinho Arquitetura & Design, com destaque para a arquitetura de interiores. 

Dona de um estilo contemporâneo, Patrícia conta ao A Cor da Casa que a etapa do trabalho que mais gosta é a de lançar as ideias iniciais. “Minha cliente sou eu. Adoro dar asas à imaginação!” Suas referências vêm de pesquisas, livros e viagens – e também de “momentos de outras reflexões além do meu território cotidiano.” Mas sua grande inspiração profissional é o pai. “Um pouco óbvio, mas é fato!” brinca. 

A admiração é tanta que em 2013 passou a organizar e catalogar os desenhos arquivados há anos por Noel e o incentivou a dar continuidade às suas criações. Junto com a sócia, Manuèle Colas, criaram o Estúdio Design Noel Marinho, onde elas se servem da conjunção dos inúmeros azulejos, desenhos e pinturas do acervo do arquiteto e artista para materializar produtos. Durante a quarentena, aproveitou o confinamento para desenvolver projetos do Estúdio e pensar em próximos passos. Tanto que em junho, em plena pandemia, lançou uma parceria exclusiva com a Avanti de tapetes inspirados na obra do pai. 

Para ela, a crise da Covid-19 nos colocou um grande desafio, que foi essa entrada no mundo digital e virtual. E que, certamente, veio para ficar. Além disso, concretizou uma nova noção do morar, que, para ela, se resume em: conforto, praticidade e beleza. 

Na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, Patrícia Marinho será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 19h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!