10 anos de ArtRio

A semana já começa com um mood diferente no Rio. E não, não estamos falando sobre o clima relax de feriadão. É a ArtRio que se aproxima completando 10 anos na Cidade Maravilhosa. Confiante na importância das feiras de arte para o mercado e reforçando seu propósito em desenvolver um trabalho focado na valorização da arte brasileira e latino-americana, a feira se adaptou aos novos tempos e às normas de segurança. Ao invés de seguir com a programação ‘as usual’, são dois modelos de evento: a feira presencial, que continua acontecendo na Marina da Glória, só que em formato reduzido, e a feira virtual na plataforma ArtRio.com.

Apenas 40 galerias participarão do evento físico – todas elas são brasileiras – que seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes será limitado e com indicação de horário de entrada e tempo de permanência – tudo com compra antecipada de ingresso pelo site. Na área externa da Marina acontecerá o MIRA, programa de videoarte com curadoria de Victor Gorgulho.

“Teremos, em 2020, uma edição da ArtRio adequada ao cenário atual, seguindo com seu padrão de excelência e trazendo novas experiências para todos. A edição digital vai possibilitar que esse ano a feira quebre barreiras e chegue a um público mais amplo, que pode estar em qualquer lugar do mundo.”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Não é todo mundo que sabe que a ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online. Neste ano, está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para comunicação por vídeo, facilitando a visualização das obras e negociações. A edição virtual contará ainda com intensa programação de eventos como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas programadas para todos os dia da feira.

O A Cor da Casa separou alguns destaques imperdíveis desse evento virtual que promete reunir diferentes gerações em torno de uma mesma paixão: a arte. 

Ai Weiwei e Marcello Dantas, clicados por Bob Wolfenson

O artista e ativista Ai Weiwei, nascido em Pequim e conhecido por suas obras sobre o social e coletivo, conversa ao vivo na ArtRio Online com o curador Marcello Dantas. Dantas é o idealizador e curador da exposição Ai Weiwei- Raiz, a primeira do artista no país e a maior já realizada por ele.

Quando? 20 de outubro de 11h-12h. 

 https://artrio.com/online/events/view/16961/conversa-com-ai-wei-wei-e-marcello-dantas

 Iole de Freitas

A artista visual Iole de Freitas nos leva, ao lado da curadora Fernanda Lopes, em uma visita virtual ao vivo por seu ateliê.

Quando?

Quando? 15 de outubro de 16h-17h

https://artrio.com/online/events/view/16964/visita-virtual-ao-atelie-da-artista-iole-de-freitas

 

Beatriz Milhazes / Foto: Luis Ridao

Beatriz Milhazes conversa com Lauro Cavalcanti, diretor da Casa Roberto Marinho.

Quando? 16 de outubro de 14h-15h

https://artrio.com/online/events/view/16996/beatriz-milhazes-em-seu-atelie-com-lauro-cavalcanti

Studio visit: Angelo Venosa conversa desde seu ateliê com o artista Luis Zerbini.

Quando? 23 de outubro de 18h- 19h

https://artrio.com/online/events/view/17015/o-atelie-de-angelo-venosa-em-conversa-com-luis-zerbini

A feira presencial da ArtRio acontece entre 14 e 18 de outubro na Marina da Glória com entrada agendada através do: . Já a versão online acontece entre 14 e 25 de outubro.