Interiores: Anna Luiza Rothier

Apresentamos hoje o 18º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos, decoradores e paisagistas convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. A convidada de hoje é Anna Luiza Rothier, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

Anna Luiza sempre foi ligada ao meio ambiente e escolheu o paisagismo como profissão. Desde 75, desenvolve projetos residenciais, comerciais e corporativos. O amor pelas plantas, a compreensão de seus processos de crescimento e da harmonização dos diferentes volumes e cores dão a sensibilidade dos jardins criados por ela. Não à toa, é considerada uma das principais paisagistas do mercado carioca. 

Ela se orgulha em dizer que é fiel e assídua participante da CASACOR Rio. “Desde que comecei a fazer parte da mostra, lá no início, pensei: este evento veio para ficar e mudará todos os conceitos anteriores. Para nossa felicidade, ele está completando 30 anos.”

Seu estilo é marcado pelos jardins tropicais, que retratam a vegetação residual da mata atlântica. “Mas muitas vezes eu tenho que obedecer a arquitetura ao meu redor ou o anseio dos clientes!” Ela conta que sua inspiração vem até de situações onde o verde não é o elemento essencial. É necessário estar sempre atenta e antenada. “Quando viajo, fico visualizando os diferentes parques, hotéis e restaurantes, procurando conhecer todas as lojas relativas ao meu segmento,” conta. 

A etapa do trabalho que ela mais gosta é o momento da montagem do jardim, em todas as suas etapas: limpeza do terreno, distribuição das espécies e o plantio. E por trás de todo trabalho, há uma grande referência. “Sendo brasileira, só poderia ter como referência o trabalho do mestre dos mestres, que foi Burle Marx, reconhecido internacionalmente.”

Ao A Cor da Casa, Anna Luiza conta que está sentindo uma grande mudança de hábito nas famílias por conta da pandemia. “As pessoas estão procurando morar em espaços que propiciem a elas uma simbiose entre a moradia, a convivência ao ar livre e o lazer, priorizando os espaços verdes – porque são mais saudáveis. Estou tentando transformar pequenas áreas abertas e todos os tamanhos de varandas, em espaços de convivência social, mescladas com paisagismo.”

Na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, Anna Luiza Rothier será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 19h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!