Interiores: Mauricio Nóbrega

Apresentamos hoje o 15º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. O convidado de hoje é Mauricio Nóbrega, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

Formado em arquitetura e urbanismo, Mauricio Nóbrega abriu seu escritório no Rio em 1982. Mais tarde, abriu outro em São Paulo e ao todo tem mais de mil projetos realizados – inclusive no exterior. 

Seu estilo pode ser definido como atemporal. “Eu projeto e desenho pensando no cliente,” conta ele. E para se inspirar para um projeto, basta conhecer o local. “O próprio imóvel ou terreno me inspiram”. Mas, claro, as influências externas são sempre importantes. E na dúvida, é para Frank Lloyd Wright que ele olha. “Ele era visionário. Projetava nos anos 30 o que será contemporâneo em 2030!”

Mauricio gosta igualmente de todas as etapas de um projeto, desde a criação, a obra e o momento da entrega. “Já voltei para refazer projetos 20 anos depois e nada foi modificado, apenas atualizado tecnologicamente e na decoração,” divide ele com orgulho.

   

Ele acredita que serão muitas as mudanças que passaremos a ver nas casas por conta da Covid-19. Ele infere que as cozinhas passarão a ser mais integradas à área social, que haverá uma segunda cozinha para a família dentro de casa e um escritório confortável para trabalhar de casa de maneira programada. “Não há dúvida de que a pandemia está provocando uma grande mudança de conceito na forma de morar,” reflete. Inclusive, seus clientes clientes têm pedido menos espaço para evitar o acúmulo de objetos. “Estou tentando não radicalizar para que a casa não perca a alma!”

Além, disso, segundo ele, a pandemia reforçou e agilizou algumas mudanças dentro das casas que já vinham acontecendo nos últimos anos. “Com a diminuição do número de empregados domésticos, os quartos de serviços ganharam novos usos. Com a violência crescente nos últimos anos, as pessoas começaram a receber mais em casa. O home theater vem ocupando cada vez mais espaço de destaque na casa e substituindo a ida ao cinema.”

Ele conclui com um tom alto-astral que lhe é característico: “O estilo carioca de morar está cada vez mais em alta, com boa arquitetura valorizada e ambientes arejados, livres e amplos.”

Na próxima segunda-feira, dia 14 de setembro, Mauricio Nóbrega será entrevistado por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 19h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!