Design e Tecnologia

Sabe aquela sensação horrível de estar em um banheiro público e não saber se a porta está bem trancada? Os frequentadores dos parques Yoyogi Fukamachi e Haru-no-Ogawa, em Tóquio, não têm mais esse problema… O arquiteto Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker, projetou banheiros públicos na capital japonesa que acabam com essa preocupação de vez. Com paredes de vidro transparente, elas automaticamente se tornam opacas quando estão ocupadas. O projeto faz parte do Tokyo Toilet, iniciativa público-privada que está redesenhando 17 banheiros públicos da região de Shibuya. No total, 16 arquitetos renomados, como Shigeru Ban, Tadao Ando e Kengo Kuma, estão envolvidos na criação dos novos projetos. 

“Há duas coisas que nos preocupam ao entrar em um banheiro público, especialmente aquelas localizadas em um parque”, explica o premiadíssimo arquiteto Shigeru Ban no site do projeto. “A primeira é a limpeza, e a segunda é se há alguém dentro”, continuou. “Utilizando a mais recente tecnologia, o vidro exterior se torna opaco quando trancado.”

Cada instalação tem três cubículos separados – um banheiro masculino, um feminino e um para portadores de deficiências físicas – que são divididos por paredes espelhadas. Todos têm a mesma estrutura, embora cores diferentes. No Haru-no-Ogawa Community Park, os vidros são coloridos com tons de verde e azul para compor com as árvores ao redor, enquanto os banheiros do Yoyogi Fukamachi Mini Park receberam os tons dos brinquedos do playground adjacente: laranja, rosa e roxo. 

E, se você, arquiteto, algum dia achou que ser chamado para projetar um banheiro era um trabalho “menor” ou menos significante, lembre dessa história….e mãos à obra! 

Fotos: Satoshi Nagare / Nippon Foundation