Interiores: Escala Arquitetura

Apresentamos hoje o 12º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. As  convidadas de hoje são as sócios da Escala Arquitetura: Carolina Escada e Patricia Landau, que dividiram conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho. 

Projetando juntas desde a faculdade, Carolina Escada e Patricia Landau criaram em 2007 a Escala Arquitetura e estão há 13 anos no mercado de arquitetura e design de interiores carioca. Tendo, inclusive, três belas passagens pela CASACOR Rio.

“Durante todos esses anos, adquirimos uma sintonia muito grande na hora de projetar. Todo projeto é feito em conjunto, temos personalidades e ideias muito complementares, isso se vê tanto no projeto quanto na forma de conduzir o escritório. Temos uma divisão interna entre a parte de execução e interiores mas sempre com o olhar de ambas, e contando com a opinião e visão da nossa equipe. Gostamos de colocar as mãos em cada parte do processo, e sempre nos preocupamos em manter a identidade do cliente, fazendo com que cada projeto seja único,” contam as sócias ao A Cor da Casa. 

A dupla tem como principal foco os projetos de arquitetura, decoração e reformas para residências, mas a atuação se estende para trabalhos comerciais, empreendimentos, lojas, escolas, escritórios e restaurantes. “Não temos um estilo definido pois sempre gostamos de seguir o estilo do cliente. Mas, como definição do escritório criar plantas inteligentes com muitas soluções de integração entre ambientes e  movimento tanto na arquitetura quanto na decoração. Muitas pessoas visualizam o “estilo Escala por estas escolhas – e pelo uso pontual da cor,” elas analisam.

E para se inspirar, mesclam referências do passado e do presente. “Temos uma base de arquitetura que vai dos arquitetos antigos como Mies van Der Rohe, Rino Levi e Lina Bo Bardi. Mas admiramos muito o trabalho de arquitetos contemporâneos como Thiago Bernardes, Miguel Pinto Guimarães, Paulo Jacobsen e Marcio Kogan,” explicam.

Para elas, o momento mais gostoso de um projeto é a fase do estudo em planta inicial: o anteprojeto. “Adoramos também dar vida à arquitetura por meio da decoração!” 

   

Carolina e Patricia acreditam que esse momento de pandemia definiu novos padrões para as nossas casas. Ter uma casa prática, segundo elas, com espaços integrados que facilitem fazer atividades diversas, virou necessidade essencial. Elas acham que as grandes mudanças que passaremos a ver nas casa são: um papel mais importante para o hall de entrada – que era pouco valorizado mas agora é o lugar de transição entre a rua e casa -, e o home office –  ter um espaço para trabalhar e fazer suas atividades sem precisar sair de casa. “O novo morar é sinônimo de habitar o espaço sem regras. É um local para as suas necessidades e paixões,” definem. 

Na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, Carolina Escada e Patricia Landau serão entrevistadas por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!