Interiores: Luiz Fernando Grabowsky

Apresentamos hoje o 10º episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. O  convidado de hoje é Luiz Fernando Grabowsky, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho. 

Conhecido carinhosamente como “Nando”, Luiz Fernando Grabowsky é arquiteto e dono de um escritório com o seu nome. Além de obras residenciais e comerciais em todo o Brasil, ele também já assinou diversos projetos com as principais construtoras para lançamentos de empreendimentos. Ele é também vice-presidente do Instituto Art Deco Brasil, uma ONG que visa a preservação do estilo, fundado em 2005 com o marchand Marcio Roiter. Há 25 anos tem a loja Studio Grabowsky, no Leblon, onde junto com seu sócio, Pedro Henrique Guimarães, tem uma linha de móveis e acessórios para casa com filiais no Casashopping e em Búzios.

Luiz Fernando é fiél escudeiro da CASACOR Rio, tendo participado de mais de 20 edições até hoje. Inclusive recebendo alguns prêmios de ‘melhor ambiente’.  

Seu estilo contemporâneo se destaca por sua capacidade em criar ambientes sofisticados e modernos com mistura de estilos e uso de cores. “Acredito que o arquiteto é um grande observador. Busco inspiração nos lugares que visito, sejam eles cidades, museus, hotéis, restaurantes, lojas, exposições e feiras. Procuro estar antenado com tudo que é novidade e tento armazenar o que vejo de mais importante para, da minha maneira, utilizar em algum projeto futuro,” conta ele. Entre suas referências estão Frank Lloyd Wright, Jorge Hue e Isay Weinfeld – três grandes arquitetos.

 

Para Luiz Fernando, a etapa predileta do trabalho é  a concepção do projeto, onde ele explora todas as soluções possíveis. “Na hora de projetar sempre foco no cliente e as ideias fluem naturalmente.” Mas o arquiteto não é movido só por belos projetos. Ele adora colecionar objetos e obras de arte e sempre acompanha leilões atrás de oportunidades de adquirir peças interessantes. 

Segundo Luiz Fernando, as grandes mudanças na casa após – e durante- a pandemia são cozinhas mais elaboradas e equipadas. Ele também acredita que passarão a ser mais solicitados projetos de home office, home theater e área para crianças.  “A casa é onde nos sentimos bem e seguros. Hoje, mais do que nunca, ela se mostrou um lugar onde os espaços precisam ser melhor aproveitados, funcionais, confortáveis e aconchegantes.”

Na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, Luiz Fernando Grabowsky será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!