Interiores: Lia Siqueira

Apresentamos hoje o nono episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. A  convidada de hoje é Lia Siqueira, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho. 

Lia Siqueira, arquiteta e urbanista, abriu o escritório AZUL Arquitetura & Design no Rio de Janeiro em 1986 – após uma passagem no escritório alemão Weildling, Kettner & Dr. Werner. Desde então, desenvolve projetos residenciais, comerciais, corporativos e design de mobiliário. Em 2014 o escritório passou por uma atualização da sua marca, introduzindo a Siqueira + Azul Arquitetura na parceria com os filhos Felipe e Betina. 

Lia tem uma carreira de muitos louros. Foi premiada pelo IAB, Instituto dos Arquitetos do Brasil, pelo MOVESP e também internacionalmente pelo IF Design e Red Dot Design. E não só. Seus móveis estão expostos na Etel Marcenaria, São Paulo e na Espasso, em Nova York. A arquiteta participa da CASACOR Rio desde o início da história da mostra, começando em 1991 e participando mais de dez vezes desde então. 

Seu estilo, segundo a própria, é pautado pelo verde da vegetação, das montanhas e o azul do mar. Um estilo em que função e beleza se unem pelo detalhe, por naturalidade. Uma arquitetura que une o velho e o novo com harmonia. E para colocar isso em prática, sua inspiração vem de observar o espaço.  “O exercício do olhar e de perceber o que emociona é maravilhoso. Você poder trabalhar sua emoção no papel e ela se tornar o real,” divide Lia. As viagens também são importante fonte de inspiração para ela. “Viajar proporciona grandes referências, abre os olhos para estéticas diferentes daquelas com a qual vemos no nosso dia-a-dia, onde habitamos,” conta.

Para Lia, a parte predileta do processo de trabalho é a criação. “A experiência do criar, provocar a existência, fazer com que algo seja construído a partir do nada,” define. 

 

E como Lia explica o “morar” – parte essencial do trabalho de todos arquitetos? “Morar é se sentir bem onde vivemos. O lugar que permite entender o que nos leva para um caminho mais prazeroso, contemplado com emoção e utilizando com conforto as ferramentas do dia-a-dia,” conclui. 

Na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, Lia Siqueira será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!