Interiores: Ivan Rezende

Apresentamos hoje o oitavo episódio do projeto “Interiores” com o nosso convidado Ivan Rezende, que dividiu conosco ideias sobre o morar, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho. A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio.

Ivan Rezende é um arquiteto carioca com mais de quatro décadas de experiência profissional. Ele comanda o escritório Ivan Rezende Arquitetura desde 1982, realizando projetos nas mais diversas áreas onde a intervenção do profissional é necessária para uma melhor compreensão e elaboração do espaço, do objeto arquitetônico e de suas relações com o entorno. Com projetos no Brasil e no exterior, ele tem em seu currículo premiações do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Asbea, Museu da Casa Brasileira – MCB, entre outros. E carrega com orgulho no portfolio suas 18 participações na CASACOR Rio – onde além de assinar vários ambientes da mostra, foi também responsável por diversas revitalização de fachadas. 

Seu estilo pode ser definido como contemporâneo e seu maior ídolo é o arquiteto e urbanista brasileiro Lúcio Costa. Que bom gosto! Ivan conta ao A Cor da Casa que se inspira na “compreensão da proposta programática.” E que adora o processo criativo por trás de cada trabalho. “O processo criativo e o desenvolvimento do estudo preliminar são etapas ricas em questionamentos e proposições. Por isso, sempre empolgantes. Porém, todo o processo gera satisfação por envolver a representação daquilo que está por vir,” conta.

Durante o período do isolamento social, aproveitou para fazer algo libertador: imaginar. E isso ele faz muito bem, como sabemos pelo resultado de tantos belíssimos e criativos projetos Rio a fora. Conversamos também com ele sobre as diferenças que ficarão evidentes nos projetos feitos depois da chegada da pandemia. “Acredito que a grande mudança que veremos nas casas será o aumento da conectividade espacial e virtual,” reflete. E com todas as mudanças que temos vivido recentemente, ele usou uma palavra simples – porém forte – para sintetizar o que significa hoje em dia o morar. “É proteção,” conclui. 

Na próxima segunda-feira, dia 27 de julho, Ivan Rezende será entrevistado por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!