Simplicidade e Design

Quem disse que em ano de pandemia não se pode ter novidade bacana? A boa nova é que a Muji, marca japonesa conhecida por sua estética minimalista de artigos para casa, móveis, moda, material de escritório e etc, expandiu seus horizontes. Lançou uma casa pré-fabricada bem compacta de um único andar, sem colunas ou divisões fixas. Foi projetada visando a flexibilidade e permite que os proprietários reconfigurem seu layout para atender as necessidades. Batizada de Yō no Ie, ou “Plain House”, ela tem um grande deck ao ar livre para incentivar uma vida onde existe uma maior comunicação entre o outdoor e o indoor. Ideal para tempos de Covid-19…

A casa foi pensada para ambientes rurais e é a primeira opção de moradia sem escadas na linha de casas pré-fabricadas de madeira da Muji. A estrutura de 74 metros quadrados responde a uma crescente demanda por casas low profile nos subúrbios japoneses. A empresa espera, através da nova casa, fornecer diversas gerações com mais opções de lugares para se viver – algo que é considerado um problema do cotidiano da sociedade japonesa. A casa foi pensada tanto para quem busca um lodge para escapar nos finais de semana dos centros urbanos agitados, como para quem quer mudar de estilo de vida e sair da cidade no momento em que os filhos batem as asas e o ninho fica vazio. 

Fiel à estética minimalista da marca, ela tem um acabamento interior de paredes brancas e pisos de madeira clara. A área do deck é destinada a formar uma extensão contínua do interior da casa, para que a divisão entre eles seja da forma mais nivelada possível. A Muji espera que isso incentive essa conexão do exterior com o interior, pois os proprietários podem facilmente mover seus móveis para fora e criar um espaço de convívio agradável outdoors. Justamente o que os epidemiologistas recomendam que a gente faça para evitar o contágio do novo coronavírus 

– já que novos estudos mostram que micra-partículas de aerosol contendo a Covid-19 ficam suspensas no ar em ambientes internos. A novidade veio em boa época!

A casa está a venda a princípio apenas no Japão, por cerca de 150 mil dólares.