Interiores: Marina Linhares

Apresentamos hoje o sétimo episódio do projeto “Interiores” com a nossa convidada Marina Linhares, que dividiu conosco ideias sobre o morar, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho. A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio.

 

 

Há vinte anos, a designer de interiores paulista Marina Linhares cria projetos combinando a sensibilidade para captar os desejos de seus clientes e o rigor com a qualidade. Ela é dona de um estilo de decorar eclético e muito focado no conforto. Mas, principalmente, em satisfazer o cliente. “Acredito que ouvir o cliente é o melhor estilo que eu posso ter,” define com clareza. Essa ecleticidade pode ser exemplificada também pela sua participação não só na CASACOR de São Paulo, em nova edições, como em uma edição da mostra carioca. Sem dúvida, sabe agradar ambos os públicos. “Foi delicioso poder participar da CASACOR Rio em uma casa tombada na ladeira da Glória. Me senti uma carioca!” exclama ela. 

 

 

Marina está sempre buscando por modernidades e por novas formas de morar e viver. “Me inspiro nas pessoas, nas luzes, numa vista de uma janela… O menos óbvio é aquilo que me inspira,” diz. E as viagens fazem parte importante também de seu processo criativo. “Estou louca para voltar a viajar para ver pessoas e mundos diferentes, para justamente poder pensar em maneiras novas de decorar as casas”. Ela conta também que a etapa do trabalho que mais a emociona é a finalização. “É colocar flor no vaso, ter o cheirinho bom na casa, e se possível, até música. É muito gostosa essa parte”.

 

 

Há seis anos, a designer de interiores publicou um livro sobre um assunto que temos explorado bastante aqui no Interiores: o morar. O bacana é que o livro – chamado “Morar e viver” – já falava de aconchego, de convívio e de tantos outros temas que vieram à tona neste período de quarentena. “Tenho pensado muito no tanto que estamos num caminho focado em um jeito assim bonito, nesse ninho que é a nossa casa”. 

Durante o confinamento, Marina aproveitou para buscar uma nova forma de trabalhar com a equipe, e ficou muito dedicada a esta empreitada. Além disso, em meio a natureza e a família, se ocupou com reflexões de como será a “nova casa”  pós-pandemia. “Desde os primeiros dias percebo que ela não é uma casa revolucionária, ela é uma casa que abraça a tecnologia para facilitar o nosso trabalho. A casa antes era toda aberta para uma integração familiar, e agora, por estarmos trabalhando dentro dela, precisamos criar áreas protegidas, sem barulho; mas sempre buscando a vontade da convivência familiar,” explica. “Espero que o estilo carioca de morar continue criativo. Casas lindas, arquitetos lindos e bárbaros decoradores, uma bossa que só os cariocas têm,” finaliza com otimismo. 

Na próxima segunda-feira, dia 20 de julho, Marina Linhares será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!