Interiores: Paula Neder

Apresentamos hoje o quinto episódio do projeto “Interiores” com a nossa convidada Paula Neder, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho. A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. 

Paula é arquiteta e proprietária do escritório Paula Neder Arquitetos Associados há 25 anos, que atua nas áreas de arquitetura, interiores e design. Seu estilo pode ser definido como contemporâneo, mas não para por aí. “Faço projetos com vida e com a verdade do seu propósito,” ela completa com entusiasmo.

Ao todo, já participou de 24 edições edições da CASACOR; 23 no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.  “Antes de participar pela primeira vez, tinha o sonho de um dia conseguir estar lá. A sensação de conquistar um sonho me acompanha em todas as edições,” ela conta ao A Cor da Casa. 

Paula se inspira na natureza e nas artes: a música, a dança, a fotografia, a moda e as artes plásticas. “Cada vez mais me aproximo das artes e da natureza em todas as suas formas para criar. A arquitetura e a fotografia são sempre fontes de bastante análise e reflexão,” divide a arquiteta.

Para criar, Paula é influenciada pelas soluções e detalhes do arquiteto e designer francês Pierre Chareau, pela elegância e personalidade de decoração da francesa Andrée Putman e pelas fotos de arquitetura do americano Julius Shulman.

A etapa do trabalho que ela mais gosta é a de compreender o cliente, desenvolver as soluções e ver os clientes usando o projeto com satisfação. “A etapa de pesquisa no momento da criação para o desenvolvimento do conceito e de um mood board de referências (da vida, das artes, da natureza) está junto com a etapa de desenvolvimento do projeto. No final de tudo a etapa de produção e as fotos que registram o nosso olhar para o projeto são encantadoras também.”

Durante o período de confinamento, Paula aproveitou para praticar seus hobbies em casa:  meditação, Kundalini Yoga e balé. Mas não só. “Uma grande ocupação tem sido a campanha de arrecadação para doação de cestas com o grupo Juntos Somos Mais Arq.”

Ela acredita que no mundo pós-pandemia, os projetos personalizados serão mais valorizados. “Acho que as pessoas entenderam melhor que a casa é o nosso ninho e que a casa deve funcionar para todas as nossas atividades. Acredito que a casa e a natureza são as nossas grandes abastecedoras de energia vital,” conclui.

 

Na próxima segunda-feira, dia 06 de julho, Paula Neder será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!