Interiores: Jairo de Sender

Apresentamos hoje o quarto episódio do projeto “Interiores”.  A cada semana, destacamos em nossas redes sociais posts com arquitetos convidados e exploramos o universo interior desses profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. O  convidado de hoje é Jairo de Sender, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

Jairo de Sender é arquiteto com 40 anos de experiência no mercado. Seu estilo, definido pelo próprio, é: “prático e funcional – mas sempre com um toque de irreverência”. Inegável! Ele carrega no portfólio com orgulho as 25 edições da CASACOR Rio de que participa desde 1991. “A CASACOR é para os arquitetos como os desfiles de escola de samba são para os carnavalescos. Quando acaba o evento, a gente já está pensando no próximo show!” ele brinca. 

 

 

Jairo conta para o A Cor da Casa que sua maior inspiração é a conexão que sente com o que está projetando. É essa energia que, para ele, o coloca no foco da criação. Quando o projeto é de uma residência, ele diz que é importante focar no “way of life” da família, se é um projeto corporativo, é preciso mergulhar na identidade da empresa. “Acho que essas inspirações, além de tudo, vêm das viagens físicas que fazíamos e que agora passarão a ser mais viagens mentais para atingirmos o desejo do cliente.” Perguntamos a ele qual etapa do trabalho que mais gosta e a resposta foi simples e honesta: “Todas!”, exclama ele. “Acho mágico conhecer a história que existe por trás de cada pedido de projetos,” completa. 

E quem são os ídolos de Jairo? Pergunta difícil em um mundo com tantas referências. Mas a resposta estava na ponta da língua: “a saudosa Titá Burlamaqui com pitadas de Philippe Starck
.”


 

E, como sempre, não podíamos deixar de provocar nosso convidado com reflexões sobre este momento de pandemia. Jairo faz apostas para o novo “morar” que não é mais o futuro, e sim, o presente. Ele acredita que os projetos daqui para frente terão um local na entrada da casa para a retirada de sapatos, máscaras à disposição de visitas – além de lavabos que oferecem álcool em gel. “Os espaços serão mais abertos, com mais ventilação natural e menos ar condicionado. E definitivamente teremos ambientes de home office mais bem estruturados,” conclui com otimismo. 

 

Na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, Jairo de Sender será entrevistada por Patricia Mayer, jornalista e sócia da 3Plus, às 18h no nosso Instagram @acordacasa. A entrevista ficará salva no IGTV logo em seguida da Live. Não perca!