Para Morar Bem

E então chegou o momento que tanto esperávamos… Finalmente noticiando um evento que acontece ao vivo e a cores, e não apenas na tela do seu smartphone! Estamos falando da Mostra Artefacto 2020, que foi inaugurada no CasaShopping na última sexta-feira. Como já é tradição, a mostra reúne grandes nomes da arquitetura e decoração carioca em ambientes que abordam o tema “O Essencial para Morar Bem” – algo bem em linha com esse momento de pandemia que estamos vivendo. E para cumprir com as exigências de higiene e saúde e prevenir o contágio da Covid-19, a Artefacto está limitando o número de pessoas que visitam a loja ao mesmo tempo, exigindo o uso de máscaras para todos e disponibilizando álcool em gel na entrada. 

Os profissionais que participam desta edição são: Alexandre Lobo e Fábio Cardoso, Ana Lúcia Jucá, Aparecida Barreto, Bruno Senna e Gustavo Magalhães, Carla Napoliao, Claudia Pimenta e Patricia Franco, Cristina Côrtes, David Defizio, Duda Porto, Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge, Jacqueline Santos, Juliana Massoti e Melissa Sad, Leila Dionizios, Natalia Paes e Simone Meire, Paola Ribeiro, Regina e Mariana Távora, Ricardo Melo e Rodrigo Passos, Rogério Antunes e Bernardo Schor e Sérgio Paulo Rabello. Todos os projetos foram feitos para sonhar e se inspirar, embasados na premissa do que é realmente essencial para morar bem. A previsão é que a mostra fique em cartaz por pelo menos oito meses. 

Os móveis usados na expo são da Coleção Edition 2020  – assinada por Patricia Anastassiadis – que busca inspiração nas formas naturais e no próprio ser humano. Essa já é a terceira coleção absolutamente autoral que a designer desenvolve para a Artefacto. “Sigo dialogando com os móveis criados nas últimas edições, reforçando o compromisso com a intemporalidade das peças e o propósito em desenvolver produtos de design que rompam com a sua linha cronológica sem perder a relevância estética e a funcionalidade”, detalha Patricia.

 

Confira um preview do que pode ser visto na Artefacto do CasaShopping, com cliques do MCA Studio:

BY DUDA PORTO 

“Não existe uma casa para uma vida inteira, mas sim para diversos momentos da vida”, aponta o arquiteto Duda Porto. Para ele, o essencial na hora de montar um espaço é entender se ele é compatível com o estilo de vida de quem vai morar ali. “A nossa casa precisa se adaptar às nossas necessidades, não o contrário”, reforça. Para a Mostra 2020, ele apresenta um projeto com 66 m² de área que preza pela autossuficiência, sustentabilidade e inovação. Pensado como um espaço também para confraternizar com os amigos, o ambiente conta com poucos ornamentos – sem medo de ser clean – e o mobiliário consistente da Artefacto com revestimento em couro, linho, madeira e mármore. A cama Ayna (uma king size que chega a ser um tutorial de conforto), a mesa de jantar Lasia e o buffet Kep são algumas das joias que o profissional colocou para jogo. 

BY FABIO BOULLEIT E RODRIGO JORGE 

Os arquitetos desenharam um espaço que carrega a alma dos trabalhos que assinaram ao longo do tempo, em um ambiente que conta com academia, suíte, estar e cozinha. “A gente também trouxe neste ano uma tendência internacional que pouco tem se falado no Brasil, que é o retorno dos tons um pouco mais terrosos”, adianta Fabio. Para isso, eles equilibram no ambiente peças brutas com elementos de pegada industrial. A mesa Trevi, a poltrona Liberty e o sofá More, do dream team Artefacto, dão check-in na ambientação. 

BY RICARDO MELO E RODRIGO PASSOS 

A dupla estreia com pé direito na Mostra RJ com um projeto de 100 m² que contempla estar, jantar, estação de trabalho e ala de descompressão. “O tema desta temporada foi interpretado em um ambiente de cores frescas, por meio de uma paleta de verdes esmaecidos. Tudo visualmente elegante, leve, descontraído e despojado, mas com sofisticação”, defende Rodrigo. A praticidade e funcionalidade dos espaços ficaram ainda mais ressaltadas pela mistura fina do catálogo Artefacto – combinação que inclui o sofá Gardu, a mesa de centro Milpa e o aparador Manui. “Tiramos partido de um pilar circular para ser o divisor espacial e projetamos uma estante elíptica envolvendo o elemento estrutural”, finaliza Ricardo. 

BY PAOLA RIBEIRO

“Me inspirei nos lofts nova-iorquinos para montar um ambiente que cruza living com sala de jantar e cozinha integrados, além de quarto, closet e banheiro”, detalha Paola Ribeiro. Com cerca de 130 m² de área, a escolha do mobiliário teve como propósito levar ao ambiente uma atmosfera cozy. O sofá Raja, a cama king size Avila e o carrinho de bar Semai estão entre os itens que cumprem esse papel. “O essencial para mim é o aconchego, o conforto e a beleza”, sentencia a decoradora.