Interiores: Chicô Gouvea

Hojé é um grande dia, a estreia do novo projeto “Interiores”. Como já falamos aqui no A Cor da Casa, a partir de hoje, vamos destacar semanalmente nas nossas redes sociais posts com arquitetos convidados, onde exploraremos o universo interior dos profissionais que ajudaram a escrever a história dos 30 anos da CASACOR Rio. O convidado de hoje é o Chicô Gouvêa, que dividiu conosco ideias sobre o “morar”, inspirações, referências, hobbies e processos de trabalho.

Chicô Gouvêa é arquiteto com vasta experiência em interiores – além de também criador de móveis e imagens que relêem o Brasil. É um grande veterano da CASACOR Rio, tendo participado de 23 das 29 mostras cariocas.

 

Para ele, seu trabalho tem etapas muito legais, como decifrar o desejo do cliente, criar, e depois a grande realização que é a finalização. Chicô tem muito prazer nesse momento que ele chama de “decifrar o cliente”. “Adoro trabalhar e vivo lendo, vendo, procurando, viajando e tentando ficar atualizado – embora não acredite em tendências como cor, esse ou aquele material,” conta ele. Ao ser perguntado sobre quem o inspira, Chicô menciona dois “ícones de Olhar”: Frank Lloyd Wright e o David Hicks (quem ele acompanha desde os 26 anos!).

 

E, como não queremos ignorar o momento presente, conversamos com ele também sobre quais serão as grandes mudanças na casa pós pandemia… “ O morar hoje é o que será durante os próximos tempos. A casa tem q ser seu “tudo”: escritório, diversão, pesquisa e ter à nossa volta tudo o que nos faz bem e nos faz sentir vivos. Menos ansiedade, principalmente com o celular. Adequação do seu ritmo, sem ficar deseperado igual ao “Coelho da Alice” , porque agora vimos que não nos leva a nada. Essa sensação presente não pode sair de dentro de nós, a não ser o medo do Corona,” reflete ele.

 

Mas Chicô não é feito de 24 horas de arquitetura, ele ama cozinhar e… colecionar livros do Tintim (uma série de histórias em quadrinhos criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929)!

Na próxima quarta-feira teremos mais! Fique ligado!