Ying & Yang

A pandemia da covid-19 está forçando designers e arquitetos a repensar como será voltar aos hábitos do cotidiano sem riscos. Um tema que está gerando muita discussão são as viagens de avião. Para a indústria da aviação, a tendência de colocar o maior número possível de pessoas em cada cabine é um risco atualmente para a saúde dos passageiros. Na última semana, várias companhias aéreas anunciaram o uso obrigatório de máscaras faciais durante voos. Mas será isso o suficiente? O A Cor da Casa mostra hoje o que a firma italiana de design Aviointeriors está propondo para o nosso futuro nos ares.

O escritório apresentou um novo conceito de assentos para a Classe Econômica que pode ajudar de alguma maneira a resolver esse problema. Eles criaram o “Glassafe”, um produto projetado para criar algum tipo de distanciamento social nos voos, sem que as companhias aéreas percam a capacidade de assentos. 

Embora esse seja um produto facilmente adaptável, projetado para prender nos assentos de cabine existentes, a mesma empresa também revelou um conceito para as companhias aéreas que desejam dar um passo além. 

O assento “Janus”, assim batizado em homenagem ao deus romano de duas faces, visa criar distância social a bordo, mudando a maneira fundamental que esperamos voar. Esse arranjo no estilo yin-yang coloca um terço dos passageiros voltados para a direção da viagem, talvez não o que escolhemos para nossa experiência a bordo, mas algo que aceitamos em outras formas de transporte. Os passageiros no corredor e no assento da janela ficam voltados para a frente, enquanto aqueles no assento do meio ficam voltados para trás. É um conceito que já é usado na Classe Executiva de algumas companhias aéreas, embora nunca antes na Econômica.

Obviamente, apenas alternar a direção da viagem não abordará questões de distanciamento social. Para fornecer proteção adicional,  a Aviointeriors propõe uma grande tela transparente ao redor da parte superior dos assentos, protegendo efetivamente cada passageiro de seu vizinho imediato e daqueles que se deslocam pelo corredor.