Arte e Saúde

Em meio à pandemia, um grupo de artistas plásticos brasileiros espalhados pelo mundo se juntou virtualmente para trazer aplausos aos voluntários e profissionais da saúde. Isso mesmo. O projeto chama-se Arte e Saúde e reúne em um drive aberto desenhos e mensagens em apoio e solidariedade a essas pessoas que estão na linha de frente. Qualquer um pode acessar o drive, tanto para enviar uma arte quanto para imprimir em casa.

Poster criado por Rafael Uzai 

A iniciativa (belíssima!) é capitaneada por Ana Bial, carioca radicada no Brooklyn, que se inspirou num projeto da artista Elizabeth Jaeger – que fez algo similar para um hospital em Nova York que está sobrecarregado com pacientes da covid-19. 

Poster criado por Ana Bial

Ana conta ao A Cor da Casa que o objetivo é distribuir cartazes com mensagens de apoio, esperança e agradecimento aos voluntários e profissionais da saúde nos hospitais, clínicas, e ONGs que estão doando cesta básica, assim como coletores de lixo, no Rio de Janeiro.

“Convido vocês a imprimirem os trabalhos que gostarem, e pendurar nas janelas, geladeiras, elevadores, portarias, onde podem ser visto pelos voluntários e profissionais que estão nos ajudando,” explica Ana.

São cartazes feitos por artistas selecionados por ela, como: Bianca Kann, Fabrício Belsoff, Felipe Barsuglia, Guga Szabson, João Queiroz, Julia Brandão, Lynn Court, Maíra Senise, Rafael Uzai e Sandra Javera. Mas o mais bacana é que o drive está aberto para todos contribuirem!

Poster criado por Lolo Camargo 

“Penso nos entregadores de comida e mercadoria, nos voluntários nas favelas, nos coletores de lixo, nas enfermeiras, nos médicos, nos técnicos de limpeza nos hospitais, nos condutores de transporte público… Vamos mostrar nosso carinho e agradecimento, levando sempre em consideração todas as medidas de segurança, claro!” ela completa. 

Poster criado por Esther Ohana 

Para acessar o drive do projeto Arte e Saúde, clique aqui