A Covid e o Design

O design tem um papel super importante durante a pandemia. Seja para criar soluções “fora da caixa”, usando técnicas do design thinking, seja para arrancar um sorriso com uma ideia criativa. Pensando nisso, o designer e ilustrador capixaba Gustavo Dorietto, que é radicado em Nova York, decidiu trazer um pouco de leveza para os grupos de Whatsapp com uma ideia genial. Ele, que é também um publicitário premiadíssimo, se inspirou na estética do design japonês para criar figurinhas que comunicam os temas da pandemia. Gustavo adicionou elementos característicos do nosso momento atual, como álcool gel, máscaras e sabonete, em mensagens comumente compartilhadas em grupos, como: “obrigada”, “eu te amo”, “tim-tim” e “saudades”.

O A Cor da Casa conversou com Gustavo Dorietto – que está em isolamento em seu apartamento no Brooklyn, NY – para desvendar o processo criativo e motivação para este trabalho que está fazendo o maior sucesso nas redes. Confira!

Gustavo Dorietto é o ilustrador brasileiro por trás das figurinhas de Whatsapp mais simpáticas da pandemia 

Gustavo, por que você resolveu criar as figurinhas com tema da covid-19? 

Durante a quarentena aqui em Nova York, quando muita gente começou a se isolar socialmente, logo percebi enquanto me comunicava com meus amigos e colegas por mensagens que os emojis e figurinhas que a gente tinha disponíveis não representavam essa nova realidade que a gente vive no momento. Resolvi criar essa série de figurinhas pra WhatsApp para que a gente pudesse passar melhor essas emoções bem únicas que a gente está sentindo.

Qual foi a inspiração estética? 

Para criar a estética das figurinhas me inspirei um pouco nos posters minimalistas mas super expressivos que você encontra na sinalização do metrô em Tokyo.

Para você, qual é o papel do design nesse momento de dificuldades – físicas e emocionais – durante a pandemia?

Nesse momento o design e a comunicação podem ter o papel de aliviar o stress que estamos sentido. Mas acredito que a importância vai muito além disso. O design pode passar adiante de um jeito impactante e fácil de ser compreendido informações que podem ser imprescindíveis para lidar com a crise que estamos enfrentando. As figurinhas, por exemplo, ao mesmo tempo que ajudam você se comunicar com um pouco de humor, nos lembram que temos que lavar as mãos com frequência e manter uma certa distância segura para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

As figurinhas podem ser baixadas gratuitamente aqui. E para conhecer outros trabalhos do Gustavo, visite o Instagram Dorietto & Drawing , onde ele publica constantemente suas ilustrações.