Flores em Casa

Não está fácil para ninguém. Mas temos uma dica prática, rápida e em conta para levantar não só o seu astral como da casa inteira. Flores! Isso mesmo. Especialistas dizem que flores têm o poder de rapidamente transformar o ambiente e que têm impacto na nossa saúde mental. Um estudo realizado em 2008 na Inglaterra comprovou até que pacientes de hospitais que tinham flores em seus quartos sofriam menos de ansiedade. E também, que funcionários que trabalham em escritórios que têm arranjos de flores e plantas são mais produtivos e criativos. 

O A Cor da Casa conversou (digitalmente!) com quem entende bem dessa pauta para colher alguns exemplos para os nossos leitores. Afinal, mesmo em quarentena, é possível ter acesso ainda a belas flores e plantas para trazer alegria e leveza para dentro de casa – com os vasinhos, jarrinhas e potinhos que você já têm.

Bia Pedrini é a designer floral que comanda a Officina Floreale, em Itaipava. Em sua casa, na Serra, Bia mostra como é possível colher flores do jardim e trazer o charme da natureza para dentro de casa através desses arranjos bem naturais. 

“Flores nos trazem calma e alegria aos olhos, nos fazem lembrar que temos um universo para cuidar para continuarmos a receber esses presentes divinos da natureza. Uma casa com flores é uma casa com luz, abençoada pela mãe natureza,” define Bia. 

Nesse momento de pandemia, ela não está podendo fazer entregas de seus lindos bouquets e arranjos aqui no Rio, mas você pode acompanhar – e se inspirar – no seu trabalho através do Instagram: @officinaflorealeco. 

A paisagista e jornalista Nicole Tamborindeguy é outra convertida. “As flores e as plantas têm o poder de transformação. Seja pela energia ou estética. Elas trazem alegria e conforto,” conta ela. Nicole é a proprietária da My Bloom, empresa que executa projetos de paisagismo e cenografia e faz arranjos de flores sob encomenda. Confira os arranjos que ela tem feito durante a sua quarentena!

“Nesse momento delicado que estamos vivendo, ter um olhar mais acolhedor para elas é ter para nós mesmos. Aproveitem para plantar tomates ou maracujás, opções fáceis de encontrar que frutificam rapidamente,” completa Nicole. 

A My Bloom está temporariamente fechada, mas para a ocasião do Dia das Mães, eles excepcionalmente farão entregas de pedidos feitos sob encomenda. Visite o Instagram @_mybloom_ para mais informações, ou pelo Whatsapp (21) 99858-2106.

O A Cor da Casa conversou também com o decorador Antonio Neves da Rocha, responsável pelas festas mais bonitas – e floridas – do Rio de Janeiro. Para ele, as flores são imprescindíveis na casa, com exceção do quarto. “Na sala, sala de jantar e no lavabo (fundamental),” ensina ele. 

E ele finaliza com dizeres do poeta inglês John Keats, que tudo a ver com esse post! “Uma coisa bela é uma alegria para sempre.” Viva!