Enquanto isso na Holanda…

Em meio a tanta notícia ruim, é sempre um alívio poder ler sobre iniciativas positivas durante a pandemia. E como hoje é segunda-feira, queremos começar a semana falando de coisas boas. Vamos até a Holanda para mostrar o que escritórios de arquitetura estão fazendo para contribuir na crise. O A Cor da Casa destaca hoje aqui algumas das iniciativas que estão sendo apoiadas pelo The Royal Institute of Dutch Architects.

UTI’s temporárias

O escritório Gortemaker Algra Feensta, se juntou com a Interflow, especialista em construções pré-fabricadas, para criar um projeto de UTI’s temporárias. A intenção – nobríssima- é ajudar a criar uma solução para a falta de leitos no país. A planta permite que dez camas sejam colocadas em cada unidade modular. A ideia é colocar essas unidades em centros de convenções, salões esportivos, entre outras possibilidades de locais espaçosos. Estima-se que as unidades fiquem prontas em 3 a 4 semanas. O escritório no momento procura parceiros do setor da saúde para conseguir equipamento hospitalar e financiamento para botar de pé o projeto.

Casa Vital

Para lidar com o número galopante de pacientes com o novo coronavírus, o escritório Studio Prototype criou a Vital House, ou Casa Vital. O projeto é uma clínica de saúde especialmente equipada para lidar com portadores do vírus. Usando unidades pré-fabricadas, a Vital House é fácil de ser construída e desmontada, e pode ser usada em futuras crises. Destaque para uma sala criada para os pacientes receberem visitas em segurança- sem contato algum. É realmente genial.

Equipamentos em 3D

Dois designers de Haia, Jarno Burger e Tanja Busking, decidiram mobilizar a indústria local de impressão em 3D para produzir proteções faciais para profissionais de saúde da região que lidam com pacientes infectados com a covid-19. O escritório de arquitetura Mies Architectuur também embarcou na ideia e cedeu a impressora que eles têm em benefício do projeto. O nome do produto foi batizado de Clean Face, confira o vídeo abaixo!

O A Cor da Casa está sempre querendo mostrar bons exemplos e iniciativas positivas nesse momento tão difícil. Essa semana mostraremos outros por aqui, não perca!