Design Online

Em plena era digital, ficar em casa por conta do coronavírus não é sinônimo de parar de se alimentar daquilo que mais gostamos: design. Sorte nossa que uma porção de museus no mundo estão disponibilizando visitas virtuais ao acervo de suas coleções de moda e design. Assim, quem deixou de fazer aquela mega viagem e conhecer diversos museus diferentes, pode ficar tranquilo. Diretamente do seu sofá é possível se atualizar, conhecer, aprender, se inspirar, curtir e comentar. As opções de destinos virtuais são muitas. O A Cor da Casa indica hoje três das mais bacanas para você continuar viajando pelo universo do design sem sair de casa. 

Diretamente de Paris, o Le Musée des Arts Décoratifs  apresenta destaques da sua imensa coleção. Desde a Idade Média aos dias de hoje. Como estamos falando aqui pra um público que curte o contemporâneo, sugerimos navegar para aba Moderne/Contemporain que nos leva diretamente ao que nos interessa: lindos móveis de design! São infinitas sub-abas dali em diante. Mas uma dica é clicar na “Philippe Starck, le design pour tous” e começar o tour virtual por lá. E reparem a hashtag chiquérrima francesa: #culturecheznous !

Já que estamos falando de móveis não podemos deixar de falar sobre o museu Victoria & Albert de Londres. Eles também estão disponibilizando o acervo para visitas online e tem uma sessão incrível de móveis. Inclusive com um vídeo super bem feito, que conta tudo sobre a coleção e como os mil itens ali contam a história da evolução do mobiliário nos últimos séculos.

Agora saímos da Europa e pousamos nos Estados Unidos, e vamos para a capital, Washington DC. A incrível National Gallery organizou lindamente uma exposição online -que está disponível via Google Arts- da moda americana de 1740 a 1895. Fácil de navegar e com muitos detalhes para conhecer, “Fashioning a Nation” mostra trajes de vestuário formal ou “fino”, do tipo que foi preservado e entregue em famílias de uma geração para a outra. Como a moda é influenciada pelas circunstâncias sociais e políticas e pelas mudanças na tecnologia, esses trajes fornecem algumas dicas sobre o caráter e a qualidade da vida americana desde os tempos coloniais até o período da revolução industrial. Imperdível.

Gostou? E esses são só algumas… Navegue e desfrute!