Rita Tristão: um olhar sobre a Revestir 2020

Para trocar um pouco a fita do coronavírus e falarmos sobre coisas bonitas- e que nos inspiram a enxergar dias melhores- o A Cor da Casa conversou com a arquiteta capixaba Rita Tristão, diretora e franqueada da CASACOR Espírito Santo há 25 anos. Sempre atenta às novidades, Rita esteve recentemente em São Paulo para acompanhar os lançamentos da Feira Revestir 2020, que aconteceu no início do mês. 

Frequentadora assídua dos pavilhões da feira, Rita conta em entrevista que sua maior surpresa desta edição foram as coleções assinadas pelos grandes nomes da arquitetura e do design brasileiro. Como, por exemplo, Leo Shehtman, João Armentano, Zanini de Zanine, Jader Almeida, Ana Paula Castro, Athos Bulcão,  Ruy Ohtake e Antonio Bernardo. Além disso, para ela, outro grande destaque foi o Brasil como inspiração. “A nossa flora, fauna, arte, arquitetura e até mesmo os tons de pele do brasileiro,” descreve ela.

Abaixo você encontra os destaques, clicados por Rita Trisão, nos diversos stands da feira. Aproveite!

 

Atmosfera, a nova linha da Portobello, assinada pelo designer de joias, Antonio Bernardo, por seu olhar, o designer recria o limite entre a superfície plana e o espaço, entre joia e arte. Vencedor do “Grande Prêmio do Júri”, premiação da Revestir.

 

Para criar sua primeira linha autoral para a Eliane, Zanini de Zanine, buscou inspiração na observação de diferentes geometrias e texturas das artes plásticas e populares, e de um projeto do final da década de 70 do pai, Zanine Caldas.

 

As cerâmicas desenhadas pela designer e escultora capixaba,  Ana Paula Castro, para a também capixaba Biancogres, resultaram em revestimentos de extrema delicadeza e sofisticação.

 

A Deca apostou numa gama de cores e texturas mais ampla e variada. Destaco a Coleção Melanina, que tem sua paleta inspirada na diversidade dos tons de pele do brasileiro.

 

Assinado por Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, o cobogó Mundaú,  tem design sustentável, feito a partir da casca do sururu, ainda em desenvolvimento, teve seu “preview’ na Revestir.

 

A busca pelo contato com a natureza foi o mote que inspirou as novas coleções da Decortiles, marcadas por tons terrosos, pretos e acinzentados. Adorei a composição suave da cerâmica “patch litoral preto”.