Vamos otimizar?

Na quarta-feira, o A Cor da Casa trouxe fotos de inspiração para o decór do seu home office em tempos de coronavírus. Hoje vamos falar sobre como otimizar e organizar a sua vida em torno do trabalho remoto. O objetivo disso tudo é que juntos, pensando no coletivo, consigamos atravessar esse momento difícil sem perder a esperança e o foco!

Agora, vamos às 5 dicas preciosas!

 

Crie um ambiente de trabalho confortável. Comece testando todas as cadeiras da casa para avaliar qual é a ideal para você passar boa parte do dia sentado. Lembre de evitar o sofá, por motivos posturais. 

Escolha também o ambiente da casa mais silencioso, para evitar distrações desnecessárias. É claro que 100% de silêncio jamais teremos, pois nossos escritórios são sempre melhor preparados para isso que nossas casas. Para ajudar na concentração de quem tem barulho no entorno, uma dica é colocar um fone de ouvido e ouvir pelo Youtube uma trilha sonora de ruído branco que abafa o som exterior. E, segundo especialistas, além de tudo, também diminui a ansiedade! 

A iluminação também é super importante. Locais muito escuros podem dar sono e causar problemas na vista. Se você não tem uma luminária adequada, o ideal é encomendar logo uma pela internet, pois não sabemos quando poderemos voltar à “vida normal”. 

Organize-se! Faça uma lista com todos os objetivos do dia e organize um espaço de tempo para cumprí-los. Importante não se consumir pelo trabalho e trabalhar mais horas do que o normal “só porque não preciso ir pra casa”. Importante também delimitar um horário de trabalho para poder dar atenção à família. Afinal das contas, todos estão mais carentes e se sentindo mais vulneráveis nesse momento. 

 

Faça bom uso das ferramentas digitais disponíveis. E são tantas! Já ouviu falar do Trello? Do Evernote? Do Todoist? Todos excepcionais para ajudar na organização das tarefas e no workflow. O Trello é especialmente eficaz em trabalhos de equipe. E o Whatsapp para trabalho? Está funcionando bem para você? Será que entre tantas mensagens compartilhadas nos milhares de grupos em meio a tanta informação (e também fake news!), o Whatsapp é a melhor maneira de trocar ideia com os colegas de trabalho? Caso o Whatsapp esteja mais te atrapalhando do que ajudando, uma dica é baixar o Slack, uma ferramenta feita justamente para a troca de mensagens no ambiente de trabalho. Assim, o seu Whatsapp pode ficar no “mute” enquanto você trabalha e quando pintar mensagem no Slack, você saberá que é algo importante de trabalho e que merece atenção imediata.