O Agito do Rio Open

O Carnaval ainda não começou – oficialmente – mas a Cidade Maravilhosa já está repleta. E não necessariamente de turistas-foliões… tem muita gente na área para o Rio Open, o maior torneio de tênis da América Latina que chega em sua sétima edição, provando mais uma vez que a nossa cidade é a host perfeita para eventos internacionais. E quem pensa que só os fãs de tênis estão passando pelo Jockey Club está muito enganado… O evento atrai também quem se interessa por lazer, design, arte e gastronomia.

“Queremos que as pessoas estejam no Rio Open não apenas pra acompanhar os jogos, mas para viver uma experiência completa de entretenimento,” diz Marcia Casz, a diretora-geral do evento. Essa é também a filosofia de outros eventos que agitam o Rio de Janeiro, como a CASACOR Rio, organizada pela 3Plus.


E falando em CASACOR, uma marca parceira da mostra está presente no Rio Open: a Lider Interiores. A empresa mineira fez a ambientação do Leblon Boulevard, área interativa com aproximadamente 10 mil m², e do Corcovado Club, a área VIP do torneio. Convidados pela marca para assinar os espaços, a dupla Anna Beatriz Fadul e Gregory Copello do escritório Fadul Copello, destacam as influências do design brasileiro contemporâneo, com peças como o Sofá Gomos e a Poltrona Lina, ambos desenhados pela Suite Arquitetos para a marca.

Leblon Boulevard – projeto Fadul Copello em parceria com a Lider Interiores/ foto: Ricardo Pereira

Corcovado Club- Fadul Copello em parceria com a Lider Interiores/ foto: Ricardo Pereira

Já as arquitetas Ana Luiza Jardim e Tina Pessoa de Queiroz ficaram responsáveis pela ambientação da recepção, local onde os convidados e patrocinadores vão poder utilizar para fazer negócios e recarregar as energias. Entre as peças escolhidas pelas arquitetas, se destacam o Banco Botão, lançamento da Lider, com design de Ana Neute, a mesa de centro com design premiado no Salão de Design, da linha Canguru, assinada por Isabela Vecci para a Lider Interiores e a Poltrona Abrachi, desenhada pela Lattoog Design, formada pelos designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog.

Recepção – projeto Ana Luiza Jardim e Tina Pessoa de Queiroz em parceria com a Líder / foto: Ricardo Pereira
E quem gosta de arte vai ficar encantado de ver a obra que o artista plástico carioca José Bechara desenvolveu para o torneio. A obra, intitulada “Randômica”, é toda feita em aço e pesa 55kg. A inspiração, segundo o criador, é aquele momento na partida do tênis em que a bola toca levemente na rede e cai na quadra do adversário. A obra serviu também como modelo para o poster do evento.

“Randômica”, by José Bechara

Agora vamos falar de gastronomia. O Leblon Boulevard, com aproximadamente 10 mil m², reúne o melhor da gastronomia local. O Rio Open fechou uma parceria com a Greenpeople que lançou uma edição limitada de suco com a marca do torneio. Batizado de Match Point, o produto tem uma mistura de maçã, açaí, morango, tâmara, beterraba e pimenta caiena. A Las Empanadas também produziu um produto específico para o torneio. A “Empanada Rio Open”, elaborada pela chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, é feita com carne de cordeiro. O espaço gastronômico tem ainda o sanduíche de costela do Vulcano, o cachorro-quente da Geneal, o açaí da OakBerry, o sorvete da Momo, a pipoca do Cinemark, a tapioca da Tapí, o brigadeiro da Fabiana D’Angelo e o café da Melitta. Já deu água na boca?
E agora, vamos à cereja do bolo: o restaurante Lasai, um dos melhores do mundo – e dono de uma estrela Michelin. O chef Rafa Costa e Silva elaborou pratos especialmente para o torneio.

E ainda, três bares marcam presença no evento garantindo o agito no Rio Open: o Bar Petra, com cervejas na Praça Rio Open; o Bar Salton com espumantes no Espaço Arte; e o Bar Grey Goose, com drinks à base de vodca no espaço Pedra da Gávea. Inclusive, vale destacar que a Grey Goose elaborou um drink especialmente para o Rio Open. É o Sunset Spritz, feito com vodka, xarope de mel, limão siciliano e flor de sal, fazendo uma homenagem ao pôr do sol carioca. Ele está a venda no evento e também em bares parceiros da marca na cidade, como Xian Rio, Giuseppe Grill Leblon, Garoa e Inverso Gávea.

O Rio Open acontece apenas até o domingo, 23 de fevereiro.