Arte na Era Digital

Nova York ganhou neste semestre um novo espaço de arte digital de última geração. ARTECHOUSE, localizado no Chelsea Market, é o primeiro local da cidade construído exclusivamente para abrigar arte de novas mídias. Na encruzilhada entre arte, ciência e tecnologia, o espaço traz a verdadeira experiência artística do século XXI como a primeira plataforma inovadora para exposições e explorações de arte multimídia e experimentais. Depois do sucesso das edições em Washington e em Miami, era natural que seus diretores quisessem levá-la também na Big Apple… O A Cor da Casa embarca nessa viagem alucinante que é conhecer – nos mínimos detalhes – como funciona esse espaço. 

“A missão da ARTECHOUSE sempre foi oferecer uma plataforma aos artistas e criadores cujo trabalho desafiam os limites do que é possível no campo da tecnologia e das artes”, explica o cofundador e diretor de arte Sandro Kereselidze. A instalação inaugural, “Machine Hallucination”, apresenta obras inovadoras do artista digital turco – radicado em Los Angeles – Refik Anadol, que expõe em Nova York pela primeira vez. Utilizando a tecnologia de projeção a laser e com resolução de 16K, o céu é o limite para o seu trabalho.

 O artista digital Refik Anadol, criador de “Machine Hallucination”, em cartaz na ARTECHOUSE NY

Com tecnologia incomparável, inteligência artificial e um conjunto de dados composto por milhões de imagens, “Machine Alucination” é um experimento de realidade sinestésica que projeta e transforma imagens de edifícios e espaços diferentes. A instalação foca em imagens arquitetônicas da cidade de Nova York, revelando as conexões ocultas entre momentos únicos na cultura e história da cidade. 

A instalação usa machine learning para renderizar os espaços mais conhecidos de Nova York de maneiras novas e impressionantes. Pode se afirmar que é um passeio pelo passado, presente e futuro da Cidade que Não Dorme. Vale conferir!

ARTECHOUSE fica no 439 W 15th St, Chelsea, Nova York.