CASACOR – do Rio à Veneza

É com muita alegria que o A Cor da Casa compartilha hoje com os leitores uma grande novidade que é fruto dos relacionamentos desenvolvidos na CASACOR Rio 2019. E de magnitude internacional! Estamos falando sobre a seleção de arquitetos para participarem de uma mostra na Bienal de Arquitetura de Veneza no ano que vem.

Tudo começou quando a New York International Contemporary Art Society, em parceria com a Saphira & Ventura Gallery e com a European Cultural Center abriram a seleção para os arquitetos que iriam mostrar na Bienal de 2020. Inclusive brasileiros! – para expor no Palácio de Mora durante a bienal. 

Louis Ventura e Alcinda Saphira, os brasileiros sócios e diretores da Saphira & Ventura Gallery de Nova York, procuraram a CASACOR como referência de curadoria dos melhores arquitetos do Rio. Eles convidaram a arquiteta Marcia Marschhausen, do Meu BB_Coletivo de Arte, aqui no Rio, para ajudá-los na missão e ser o ponto de contato deles na Cidade Maravilhosa. “Sabemos que a CASACOR é sinônimo de criatividade, preocupação com a sustentabilidade, novas propostas na forma de habitar, além de estar na vanguarda na decoração,” conta Marcia.

O tema da Bienal do ano que vem é “Como iremos morar juntos”, e a partir disso, os arquitetos vão se inspirar e propor ideias para expor. Os arquitetos que fazem parte da pré-seleção são: Marcia Muller, Maritza de Orleans e Bragança, Gisele Taranto, Mônica Gervásio, Sergio Novaes e o trio Emerson Araujo, Ana Cano e Leonora Lohrisch. 

Em breve, Louis Ventura e Alcinda Saphira anunciarão a seleção final. “Para os arquitetos cariocas, a Bienal representa uma oportunidade de muitos negócios e de projeção profissional. Afinal, são seis meses em exposição e uma vitrine para a Europa e o mundo!” completa Marcia. 

Em entrevista ao A Cor da Casa, Emerson Araújo, do escritório responsável pelo Cine Lounge na edição deste ano conta: “É um enorme orgulho para nós, o que mostra o tamanho da  importância de estar numa mostra como a CASACOR, uma vitrine para a arquitetura carioca e brasileira que não é apenas para os cariocas e brasileiras e sim para o mundo ver o que nossa arquitetura tem de melhor!” E nós, claro, concordamos! 

A Bienal de Veneza será realizada de 23 de maio – 29 de novembro de 2020 na Itália.