Zanine – em cliques do André Nazareth

Mestre da madeira, criador visionário e multidisciplinar, pioneiro do pensamento sustentável, José Zanine Caldas foi um dos grandes arquitetos e designers do país em todos os tempos e uma personalidade marcante na cultura brasileira do século XX. Publicado pela Editora Olhares em parceria com a galeria americana R&Company para celebrar o centenário de Zanine, um novo livro revê sua trajetória a partir da pesquisa e texto de três autores: Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAUUSP, Lauro Cavalcanti, crítico de arquitetura e diretor da Casa Roberto Marinho, e Amanda Beatriz Palma de Carvalho, pesquisadora da obra de Zanine. A publicação reúne mais de 300 imagens históricas e atuais, com destaque para ensaio do fotógrafo de arquitetura André Nazareth. 

Arquiteto de formação e um dos mais requisitados fotógrafos de arquitetura do mercado nacional, André tem seu trabalho publicado continuamente em veículos nacionais e internacionais e em livros de arte, arquitetura e design. Pela Editora Olhares, publicou os livros Móvel Moderno Brasileiro, que cataloga o design do período, e Artesãos da Sapucaí, sobre o processo de produção do carnaval do Rio de Janeiro. Atualmente André é também o fotógrafo oficial da CASACOR Rio, clicando todos os ambientes para o catálogo e a divulgação da mostra. 

 

O lançamento foi no último domingo, no MAM – local onde está acontecendo uma super exposição já comentada aqui no A Cor da Casa. Para relembrar: até o dia 17 de novembro, acontece no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a exposição “Zanine 100 anos – Forma e Resistência”, que reúne 18 peças feitas em madeira maciça, de descarte, entre o final dos anos de 1960 e 1980. A maioria dos trabalhos foi produzida por Zanine na Bahia, quando utilizada mão-de-obra local dos mestres canoeiros. 

Viva, Zanine!