Arte na CASA

A semana é de ArtRio, mas na CASACOR Rio, a arte está em foco desde a abertura do evento, em 20 de agosto. Observando as obras de arte escolhidas por curadores, arquitetos, designers de interiores e paisagistas é possível ter um belíssimo panorama do que de melhor os artistas nacionais vêm produzindo. Dá até para aproveitar a semana dedicada à arte e fazer uma visita exclusiva ao evento só de olho nas peças expostas.

O primeiro exemplo, aliás, pode ser visto mesmo por quem não visita a mostra. É a belíssima intervenção cromática feita pelo artista plástico Marcelo Catalano, na Torre do Relógio, do edifício Touring. Um exemplo de site specific que vem encantando quem passa pela Praça Mauá. Com iluminação de Maneco Quinderé e curadoria de Vanda Klabin, a obra deu ainda mais evidência à torre, construída em estilo art-déco nos primeiros anos da década de 1920.

Já dentro do prédio, os destaques começam logo num dos primeiros ambientes da mostra, o Salão do Cais, de Paola Ribeiro. Ali, com curadoria de Cris Pinheiro Guimarães, a designer de interiores reuniu uma verdadeira coleção de arte contemporânea só com grandes nomes: Tomie Ohtake; Manuel Caeiro; Lucia Koch; Gustavo Prado; Raul Mourão; Isaac Julien; Daniel Feingold; Marcelo Catalano e Zemog.

Logo ao lado, o arquiteto Maurício Nóbrega usou como destaque em sua Varanda Deca um vídeo-instalação de Alexandre Mazza, que simboliza a energia que vem da água.

Seguindo para o segundo andar do edifício, encontramos a Sala da Colecionadora. O ambiente, decorado por Marcia e Manu Müller, teve a curadoria de Vanda Klabin que, juntamente com a galerista Cassia Bomeny, selecionou trabalhos que dialogassem com o espaço, a belíssima arquitetura do edifício – repleto de elementos em art-déco – e a vista deslumbrante para a Baía de Guanabara. Não à toa, a natureza entra no ambiente em quadros de Mariannita Luzatti e René Machado, que pintou uma obra representando o mar revolto especialmente para o ambiente.

O espaço tem ainda obras dos artistas cariocas Carlos Zilio, Suzana Queiroga e Frida Baranek, da paulista Germana Monte-Mor e da capixaba Rosilene Luduvico, além de um grande painel em papel artesanal criado por Hilal Sami Hilal.

Subindo mais um andar, chegamos ao terraço onde fica o ‘CH’A Bar’, ambiente de Gisele Taranto. Além de ver de pertinho, a Torre do Relógio e sua intervenção, o visitante ainda pode apreciar obras de Maritza Caneca e Claudia Melli.

De volta, ao primeiro andar, basta seguir para o galpão anexo e perceber que ainda há muita arte a ser apreciada pelos seis mil metros quadrados desta CASACOR: fotos incríveis de Betto Gatti, na Casa do Bem, de Jorge Delmas; escultura de Véio, na Casa DOA, de Jacira Pinheiro; peças de Waltércio Caldas e Malu Fatorelli, no Estúdio do Viajante; escultura em formato de fósforo gigante, de Marcos Duarte, no Loft Coral #Co.Living, de Leila Bittencourt; e até a arte colorida e iluminada de Felipe Guga, no Archa Connect, do Arc Studio.

E tudo isso sendo usado de verdade, em ambientes decorados por alguns dos principais nomes da arquitetura e do design de interiores do Rio. Oportunidade única!

Fotos: André Nazareth 

A CASACOR RIO 2019 fica em cartaz até 29 de setembro de  de terça a sábado (inclusive feriado), das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h na Praça Mauá, s/ nº. Os ingressos para visitas de terça a sexta-feira custam R$ 50 e para sábados, domingos e feriados R$ 60. Crianças até 10 anos não pagam e idosos acima de 60 anos e estudantes com carteira oficial pagam meia entrada. Mais informações no www.casacor.com.br!