A semana mal começou no Rio de Janeiro e já promete! Para completar a programação cultural na Cidade Maravilhosa, que já está fervendo desde a inauguração da CASACOR Rio, a partir de quarta-feira a Marina da Glória recebe a nona edição da ArtRio. São 80 galerias – nacionais e internacionais – participantes este ano. Fora toda a programação paralela à feira, é claro…
Foto: Udo Kurt
Em 2019, a ArtRio confirma a importância do segmento da arte para a valorização da história e da cultura do país, para seu reconhecimento internacional e também como um segmento econômico que se fortifica, seguindo os padrões éticos internacionais. Mais do que uma feira já estabelecida, a ArtRio é uma grande plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte no país, solidificar o mercado e estimular o crescimento de um novo público.
Foto: Guilherme Correa
A feira – que inaugura em forma de preview na quarta feira e abre para o público de quinta a domingo, dá continuidade a seu forte trabalho de valorização da arte brasileira. São dois setores gerais, PANORAMA e VISTA, além de quatro programas curados – SOLO, MIRA, PALAVRA e BRASIL CONTEMPORÂNEO. Haverá também uma rica agenda com lançamentos de livros, encontros e debates com artistas, colecionadores, curadores e galeristas.
O A Cor da Casa preparou um preview para os nossos leitores, aproveitem!
A veteraníssima galeria paulista Nara Roesler, que também tem presença no Rio e em Nova York, leva pra feira seu time de pesos pesados -como sempre. Entre eles: Abraham Palatnik, Angelo Venosa, Antonio Dias, Berna Reale, Julio le Parc, Paulo Bruscky e Vik Muniz.
“W-H/69” – Abraham Palatnik (2018)
“Sem título” – Antonio Dias (1989)
“Ondes 107 série 3 n°1”- Julio Le Parc (1972)
A galeria Silvia Cintra + Box 4, que também participa da feira desde a primeira edição, levará obras inéditas de Cristina Canale, Chiara Banfi, Iole de Freitas, Maria Klabin, Nelson Leirner, para mencionar apenas alguns. Mas o grande destaque da galeria na feira deste ano é a inclusão do Roberto Magalhães, como novo artista representado por eles. Viva!
“Perfil Imaginário” – Roberto Magalhães (2016)
“Estante” – Nelson Leirner (2019)
Já a galeria Cassia Bomeny levará nomes como Athos Bulcão, Daniel Feingold, Frida Baranek e Hilal Sami Hilal.
Ambas obras: “Sem Título” – Hilal Sami Hilal (2018)
A ArtRio – a feira internacional de arte do Rio- 2019 fica em cartaz de 19 a 22 de setembro (preview 18/09) na Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória.