Kids na Casa

O A Cor da Casa apresenta hoje os espaços infantis que fazem parte da CASACOR Rio 2019. Os dois ambientes são assinados por profissionais estreantes na mostra carioca. A “Casa Zoo” tem projeto de Lívia Quintella e Ricardo Gutemberg, e a PORTODOSNÓS é um projeto dos paulistas Lao Design e Plantar Ideias. Vamos conhecer? 

Lívia Quintella e Ricardo Gutemberg assinam o projeto da Casa Zoo, uma brinquedoteca transformada em selva interativa que desperta a reflexão e trabalha a criatividade. O espaço ganhou ambientação lúdica para encantar filhos e também seus pais. A decoração traz um mix de estampas, texturas e pigmentos, móveis de madeira de demolição e, claro, muitos animais e galhos de árvores pelas paredes. “Casa Zoo é um espaço que abraça todas as crianças independente de gênero. O objetivo é despertar a reflexão, trabalhar a criatividade e estimular o respeito à natureza,” define a arquiteta Lívia Quintella em entrevista para o A Cor da Casa. 

 

Lívia Quintella e Ricardo Gutemberg na Casa Zoo

As brincadeiras convidam o público a interagir: árvore de recados, piscina de bolinhas, parede escalável. Tudo pensado para meninos, meninas, pais e mães viverem divertidos momentos juntos. A inspiração principal foi a selva se tornando o partido do projeto, a caixa é a representação da casa e o entorno a selva lúdica com animais espalhados pelo ambiente, onde a criança vai desvendando cada detalhe. “Apostamos no pilar mais precioso do tema do casa cor deste ano o Planeta Casa que é o afeto,  onde acontecem momentos especiais entre pais e filhos,” explica Lívia. 

Essa é a primeira participação dos arquitetos na mostra e eles estão encantados com o resultado do trabalho. “A criançada não quer mais sair do espaço de tão divertido que está!” conta Lívia.

PORTODOSNÓS é um projeto da Lao Design com a Plantar Ideias, dois escritórios paulistas que participam da CASACOR Rio também pela primeira vez. Com experiências lúdicas para pessoas de todas as idades, o espaço exalta a vida ao ar livre, seja à beira da casa, da praça, do mar ou do rio. “O projeto foi concebido para levar a sensação de acolhimento que a gente tem dentro de casa para o espaço ao ar livre, que pode ser a área de convivência de um condomínio, um quintal ou uma praça pública”, explica o arquiteto Lao Napolitano, da Lao Design. Afinal, o estar, não precisa acontecer apenas entre paredes. Aconchego e conforto podem, e devem, estar em qualquer espaço.   

“O projeto surgiu dos “NÓS”, onde tecidos, cordas, barras ganharam nós e se tornaram um ambiente único “PORTODONÓS” amarrado pelas cores, texturas e materiais,” explica Luciana Pitombo, da Plantar Ideias. 

Para os arquitetos, o resultado dos “Arquipélagos” – que são os morrotes de borracha reciclada, com diversas travessias e brincadeiras para as crianças- é um dos maiores orgulhos do ambiente. “Ele faz a amarração dos tons do espaço, e se conecta com todos os objetos que colocamos na ambientação,” explica Luciana. “Estamos muito contentes, pois adoramos estar no Rio, aqui tem um clima incrível e o poder ocupar esse edifício, Turim Club, na Praça Mauá é uma honra!” exalta ela.

A CASACOR RIO 2019 fica em cartaz até 29 de setembro de  de terça a sábado (inclusive feriado), das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h na Praça Mauá, s/ nº. Os ingressos para visitas de terça a sexta-feira custam R$ 50 e para sábados, domingos e feriados R$ 60. Crianças até 10 anos não pagam e idosos acima de 60 anos e estudantes com carteira oficial pagam meia entrada. Mais informações no www.casacor.com.br!