Uber no Ar

O premiadíssimo escritório de arquitetura inglês, Foster + Partners, revelou planos de construir um aeroporto para helicópteros operados pela Uber na Califórnia. O Skyport faria parte de um novo projeto habitacional e comercial que o escritório está projetando em Santa Clara – uma cidade no centro tecnológico do Vale do Silício. O projeto prevê o lançamento comercial do Uber Air, o serviço de táxi aéreo que a Uber planeja lançar em 2023.

Projeto da Foster + Partners para o primeiro aeroporto do serviço de táxi aéreo operado pela Uber

Desde 2016, a Uber Elevate tem trabalhado com o governo para criar a primeira rede aérea compartilhada do mundo. A ideia é ser uma alternativa para transportar pessoas de carro – com custos de viagens aéreas que igualarão ao preço de uma viagem UberX da mesma distância. “A maneira como nos movemos está em constante evolução”, disse de Londres o chefe do escritório da Foster + Partners, Stefan Behling. “O skyport é um hub integrado que oferece às pessoas uma alternativa para o transporte.”

O design da Foster + Partners visa criar uma conexão perfeita entre a partida e a chegada, e permite várias operações de voo ao mesmo tempo. Também inclui uma cabine de comando que pode carregar até cinco aeronaves eVTOL de uma só vez. Acredita-se que o aeroporto estará ligado à rodovia central no novo bairro de Santa Clara, que serve como uma “grande artéria de tráfego”.

Projeto da Foster + Partners para o primeiro aeroporto do serviço de táxi aéreo operado pela Uber

“A mobilidade urbana mudará dramaticamente nos próximos anos e o desafio será encontrar a solução certa que permita que os muitos tipos diferentes de transporte sustentáveis, elétricos comandados por inteligência artificial se complementem, estejam eles no céu ou no chão “, disse Behling.