London Calling

O Festival de Arquitetura de Londres (LFA), que acontece até o final do mês, é o maior festival anual de arquitetura do mundo, com a missão de apoiar a arquitetura e o de design de Londres, entusiasmar e engajar o público e encontrar novas formas de olhar. “Fronteiras” é o tema do festival deste ano, portanto, os participantes exploram a arquitetura em termos de fronteiras, cercas, muros e zonas. Os eventos variam de performances e instalações a painéis de discussão, workshops e passeios a pé.

Na edição do ano passado, foram mais de 122 milhões de pessoas visitaram eventos relacionados ao festival.  São mais de 400 eventos realizados para esta edição de 2019 e o A Cor da Casa destaca aqui as imperdíveis:

The Colour Palace

Endereço: Dulwich Picture Gallery, Gallery Road, Dulwich, SE21 7AD

O Color Palace é o segundo pavilhão a ser construído nos terrenos da Dulwich Picture Gallery para o Festival de Arquitetura de Londres. Desta vez, foi projetado pelo escritório de arquitetura Pricegore e pela artista plástica Yinka Ilori.

Projetado para se destacar ao lado da galeria do século XIX projetada por John Soane, o pavilhão ultra-colorido sediará um programa de palestras e apresentações teatrais.

Paper Castles

Endereço: V&A, Cromwell Road, South Kensington, SW7 2RL

O museu V & A convidou 15 escritórios de arquitetura para imaginar “arquiteturas futuras alternativas”, criando modelos de papel que estão expostos acima dos modelos existentes na coleção do museu.

Os escritórios convidados são: OMMX, Hayatsu Architects, Office S & M, Madelon Vriesendorp, Interrobang, Akil Skafe-Smith, Estúdio Móvel, arquitetura WUH, Makespace, Zaha Hadid Architects, PUP Architects, Sarah Wigglesworth, Prince + Selasi e Office Sian.

 The Wooden Parliament – por Cristina Díaz Moreno e Efrén Ga Grinda

Endereço: Granary Square, Kings Cross, London, N1C 4AA

Um pavilhão temporário feito de madeira, projetado pelos arquitetos espanhóis Cristina Díaz Moreno e Efrén Ga Grinda, do escritório Amid Cero9, com sede em Madri, estará ao lado da sede de Tom Dixon em Londres, em King’s Cross, durante todo o festival.

A estrutura de sete metros de altura terá assentos dispostos para formar estandes em seu interior. Ele será usado para sediar eventos organizados pelo Museu de Arquitetura, incluindo apresentações musicais, oficinas infantis e oficinas de desenho.

 

All Design – All Alsop Whistlestop Tour

Endereço: Neuron Pod, 4 Newark Street, Whitechapel, E1 2AT

All Design, o estúdio de arquitetura fundado pelo falecido Will Alsop, convida as pessoas a fazer uma visita autoguiada – seja a pé ou em transporte público – visitando os edifícios mais conhecidos do arquiteto na cidade.

O passeio começa no recém-concluído centro de educação Neuron Pod em Whitechapel e passa por edifícios como a estação DLR Heron Quays e a biblioteca de Peckham, ganhadora do Prêmio Stirling, antes de terminar no Doodle Bar.

Manifestos: Architecture for a New Generation

Endereço: Design Museum, 224-238 Kensington High Street, W8 6AG

Uma colaboração entre o Festival de Arquitectura de Londres e o Museu do Design, este evento pretende chamar a atenção para uma geração emergente que molda o futuro de Londres. As vozes emergentes na arquitetura, incluindo Alpa Depani, Stephanie Edwards, Joseph Henry, Chris Hildrey, Resolve, Nebe Sere, Holy Fool Studio, Pricegore, Space Popular e Part W, apresentarão uma visão alternativa para a malha urbana de Londres.

Para ver mais eventos do festival, visite o site do festival, que acontece até 30 de junho de 2019.