McDonald’s + Design

Se você associa o McDonald’s a cortes highlight, assentos desconfortáveis e uma iluminação agressiva, faça atenção a este post! A designer italiana Paola Navone acaba de lançar uma nova identidade visual para sete lojas da rede na França, trazendo uma nova paleta de cores e todo um mobiliário de design. Essas sete lojas felizardas do McDonald’s agora apresentam uma variedade de superfícies padronizadas e móveis em tons claros, que, segundo Navone, criam um “visual imperfeito e quase artesanal”.

“O convite para projetar um novo look para o McDonald’s foi uma surpresa maravilhosa e um baita desafio criativo”, disse a designer à imprensa europeia. “Eu sempre gosto de criar atmosferas relaxantes, delicadas- e nunca agressivas- que fazem todos se sentirem à vontade.”

O projeto de Paola, desenvolvido cuidadosamente ao longo de três anos, já foi implementado em lojas em Châtellerault, Avignon, Farebersvillers, Gaillard, Sainte Eulalie e Pacé. A sétima- última-  unidade do McDonald’s que vai passar por essa reformulação fica em Paris perto da estação de trem Gare d’Austerlitz.

Na loja de Paris, a maioria das superfícies é branca e coberta com bolinhas cinzentas. Azulejos laminados da empresa italiana Abet Laminati – onde Paola é diretora de arte há quase 30 anos – foram aplicados no chão, impressos digitalmente para se assemelham a lascas de madeira desgastadas. Algumas das paredes foram pintadas de azul-petróleo para criar harmonia com os banquinhos. Uma variedade de assentos que vão de bancos laranja em forma de cogumelos a cadeiras de madeira de espaldar alto foram usados ​​para compor o espaço, na tentativa da designer de criar uma sensação caseira ao espaço ultra-comercial.

“O espaço é definido por tons que vão do branco ao cinza, matizes aquáticos e diferentes texturas aplicadas de forma não repetitiva, traduzindo com sucesso o desejo de reproduzir a atmosfera de uma casa onde todos os ambientes são únicos”, define ela. Estruturas de metal que Paola chama de “house-like” foram erguidas ao longo de grandes mesas de jantar, iluminadas por luminárias pendentes de lâmpadas expostas que são amarradas em fios de arame preto.

O resultado é um ambiente pra lá de contemporâneo e altamente surpreendente para o que esperamos de uma loja do McDonald’s!