SB 100

2019 é o ano em que o grande Sergio Bernardes completaria 100 anos e são muitas comemorações planejadas para esse centenário pra lá de especial. Uma delas é a exposição atualmente em cartaz no Centro Carioca de Design, chamada SB 100. A mostra  reúne projetos de design, mobiliário e urbanismo.

O arquiteto Sergio Bernardes completaria 100 anos em 2019

Com curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, a exposição, com recorte geográfico no Rio de Janeiro, é o primeiro módulo de uma exposição maior que estará sendo construída ao longo do ano, que terá como enfoque a lista de projetos presente no dossiê da proposta de tombamento das obras do arquiteto Sergio Bernardes.

Como livre pensador e “inventor social”, como gostava de se apresentar, Sergio Bernardes concebia a atividade de arquiteto em um campo ampliado “capaz de conectar o menor objeto de design à escala do país”. Dedicou-se, ao longo de uma trajetória de quase 70 anos de vida profissional, a estudar o Brasil e, mais particularmente, o Rio de Janeiro, resultando em muitas propostas arquitetônicas e urbanísticas.

Sobre a exposição, os curadores dizem:

O primeiro bloco reúne um grupo de obras construídas na cidade do Rio de Janeiro, indicados a tombamento pelo IRPH neste ano de 2019. Neste bloco já se revela a variedade da produção arquitetônica de Bernardes e a presença de sua arquitetura como parte integrante da cidade do Rio de Janeiro. Partida da exposição, este bloco incentiva o estabelecimento de conexões entre obras, elementos, soluções… e entre o conteúdo dos demais blocos. Os dois outros blocos são conformados, respectivamente, por suas propostas de design e por seu projeto para o ‘Rio do Futuro’. Mobiliário, carro, bicicleta, avião, habitáculo… o próprio design do arquiteto ramifica-se e se espalha em muitas direções, ampliando a malha e criando outras camadas. Sempre atento à sua cidade e às problemáticas contemporâneas, Bernardes mostra sua potência criativa apresentando uma visão futura para o Rio (ideias para uma civilização tropical), em momento político sensível e de luta por reconhecimento do saber e competência de nossos arquitetos e urbanistas. Propomos uma imersão nas imagens do Rio de Janeiro do futuro, publicadas em 1965 em edição especial da Revista Manchete. Estas imagens potentes transbordam em ideias e congregam temas, abordagens e reflexões – com intensidades e transformações várias – presentes em toda a sua produção.

Fotos: Tadeu Asevedo

“SB 100” fica em cartaz até 01 de junho no Centro Carioca de Design, que fica na Praça Tiradentes, 48.