Linda, leve e portuguesa

Ela é leve, elegante, charmosa e fala português. Não, não estamos falando de uma modelo brasileira, e sim da cadeira Manuel. Lançada na feira de Milão deste ano, é a cadeira mais leve do mundo. Por trás desse design inovador está a empresa portuguesa Fuschini, recém-criada pelos jovens arquitetos Sara Aoom de Sousa e Vasco Lima Mayer, de apenas 27 anos.


“Manuel”, a cadeira mais leve do mundo


Sara Aoom de Sousa e Vasco Lima Mayer

Construída com uma madeira japonesa chamada Kiri, a Manuel pesa apenas 1,20 kg. A Kiri, cultivada no Japão e na China, é sustentável e em apenas nove anos atinge uma altura de 30 metros.

A cadeira, assim como toda a primeira coleção da Fuschini, foi inspirada no trabalho dos designers Charlotte Perriand e Pierre Jeanneret, do século XX.
“A inovação é herança e transformação pelo que nada é completamente novo.
A cadeira de Pierre Jeanneret, antes pesada e densa, foi agora transformada por nós numa peça leve e delicada.  Tentámos tirar o máximo dos ensinamentos dos
grandes mestres, criando uma marca disruptiva com mobiliário bonito e confortável”, explicou Vasco Lima Mayer à imprensa portuguesa.

No tão aguardado lançamento da cadeira em Milão, ela foi pendurada por um fio de nylon na entrada da exposição Design Language,
que aconteceu no Hotel Nhow em Milão.

Quando perguntados sobre o porquê de batizar a cadeira de Manuel, a resposta é simples: é o nome do responsável pela fábrica onde ela é feita!

Para mais informações, visite o site (https://fuschini.com/) da Fuschini.