Arq & Prada

A Prada lançou uma coleção de bolsas concebidas por arquitetas. A grife italiana recrutou três designers para a sua coleção feminina Primavera / Verão 2019: a americana Elizabeth Diller, a japonesa Kazuyo Sejima e a italiana Cini Boeri. A colaboração, chamada “Prada Invites”, incumbiu cada uma delas a criação de bolsas multifuncionais usando o tradicional nylon preto da Prada.

Elizabeth Diller, sócia da New York Diller Scofidio + Renfro, projetou dois produtos a partir do nylon: The Envelope e The Yoke. Cada um destina-se a mesclar as funções de uma bolsa com as roupas. “A distinção entre roupas e acessórios sempre pareceu estranha para mim”, disse Diller, responsável pelo projeto do icônico HighLine de Nova York. “Por que eles são considerados, exibidos e vendidos como duas categorias separadas em duas partes da loja? Eu adoro quando os dois têm um pouco mais de espaço para dialogar”, ela continuou. “Podemos vestir as bolsas? Eu gostaria de mudar esse paradigma.”

  The Envelope tem como objetivo transformar uma tradicional capa para terno em uma capa de chuva, para proteger a roupa enquanto estiver em movimento.

The Yoke, por outro lado, apresenta detalhes semelhantes, e pode ser usado como uma mochila, ou dobrada como uma clutch bag. Para atender a esses dois propósitos, o item é cortado em forma de U, com  dois pequenos bolsinhos interiores. Os bolsos são destinados a transportar uma série de itens como “caderninhos, sanduíches e batons”, segundo Diller. Quando usado como uma mochila, os dois mini-bolsos descansam na frente dos ombros e são unidos por uma fivela.

A bolsa de Kazuyo Sejima faz um loop similar ao redor dos ombros, com dois grandes bolsos destacáveis ​​em cada extremidade. A usuária pode tirar esses bolsos extras e levar a bolsa com um par de alças de cor azul e rosa.

A arquiteta japonesa também projetou um conjunto de bolsos para acrescentar detalhes extras à bolsa. Estes vêm em vários tons como amarelo e branco e formas diferentes.

Já Cini Boeri, de 94 anos, usou o tecido para criar uma bolsa que é ao mesmo tempo tradicional e contemporânea. Com módulos removíveis e ajustáveis, ela reinventou a bolsa mensageiro.

A colaboração de 2019 Prada Invites veio depois do sucesso da edição de 2018, na qual os arquitetos Rem Koolhaas, Jacques Herzog e Pierre de Meuron e os designers Konstantin Grcic e Ronan e Erwan Bouroullec contribuíram com peças para a coleção de moda masculina outono-inverno da grife. Este ano, a marca escolheu arquitetas para contribuir com sua moda feminina.