TEFAF Spring – Take 3

A feira TEFAF New York chega a sua terceira edição reunindo -de amanhã até dia 07/05- o que há de melhor de arte moderna e pós-guerra. Sediada no luxuoso Park Avenue Armory de Nova York, esta edição receberá 92 galerias, incluindo uma única brasileira, a Bergamin & Gomide. Desde seu início, a TEFAF introduziu novas formas de olhar, pensar e experimentar a arte.

 

 

Usando as salas históricas do Armory como pano de fundo, os expositores montam exposições curadas e temáticas, oferecendo aos visitantes momentos imersivos de arte. É das poucas feiras que oferecem aos colecionadores a oportunidade de ver e comprar da maneira que muitos colecionam – entre categorias, épocas e gêneros.

 

 

É nesse cenário de muito prestígio que a brasileira Bergamin & Gomide, de São Paulo, é a única galeria latinoamericana participante. E pela terceira vez! Para esta edição, a galeria levará obras muito raras, como um Sérgio Camargo de pequeno formato, uma tela dos anos 1960 de Mira Schendel, um Alfredo Volpi de seu curto período Concreto (década de 1950), um Casulo da Lygia Clark. “A TEFAF é a melhor opção em NY já que, assim como nós, tem um programa plural que envolve design, mobiliário e arte histórica. É também uma feira menor, mais criteriosa, onde é possível mostrar nossas obras de uma maneira mais elegante e certeira,” conta Antonia Bergamin, diretora da galeria. Trazendo à TEFAF uma cuidadosa seleção de obras raras e recentes para o mercado, a Bergamin & Gomide pretende não apenas apresentar peças historicamente significativas, mas também mostrar uma parte importante da história da arte brasileira, que influenciou artistas em todo o mundo.

Hélio Oiticica (1937-1980) Metaesquema, 1957 / Cortesia Galeria Bergamin & Gomide- foto: Ding Musa

 

Lygia Clark (1920-1988) Estruturas de caixas de fósforos preto/branco, 1964/ Cortesia Galeria Bergamin & Gomide – foto: Edouard Fraipont

 

Uma das novidades da feira este ano, que recebe 12 novas galerias na lista de participantes, é a chegada da renomada Galeria Pace, que apresentará uma exposição dedicada ao trabalho do mestre do século 20 Jean Dubuffet. Abrangendo pinturas, trabalhos em papel e esculturas, a exposição apresenta peças de uma série de Dubuffet dos anos 60, 70 e 80.

 

Outro destaque é a exposição de Paul Klee que será apresentada por outra galeria de peso: a David Zwirner. Essa será a primeira exposição que a galeria organiza sobre o artista depois de ter firmado uma parceria exclusiva com a família de Klee.

 

Os Programas Culturais da TEFAF são um dos musts da feira, reunindo  formadores de opinião em arte, design, moda, cultura e muito mais. O line-up da TEFAF Coffee Talks e da TEFAF Afternoons oferece uma oportunidade para os visitantes da feira se envolverem com uma série de temas de uma forma cativante, instigante e divertida.

 

A TEFAF fica em cartaz de 03-07 de maio no Park Avenue Armory, em Nova York. Para acessar a lista completa de programação cultural, visite: www.tefaf.com/culture.