O tempo da cerâmica

Seus desenhos são precisos e funcionais. Suas criações, peças utilitárias que vão da cozinha à mesa, objetos decorativos e esculturas, são feitas para durar a vida inteira. A obra de Denise Stewart ilustra as páginas do livro de arte “O tempo da cerâmica”, que a ceramista – uma das mais requisitadas do país, que assina criações exclusivas para restaurantes como Zuka, Sushi Leblon, Togu e Gurumê – lança dia 30 de abril na Galeria da Gávea, no Rio; em breve em Lisboa; e no segundo semestre em São Paulo.

Denise Stewart, com a mão na massa

Com texto de abertura da jornalista e curadora de arquitetura, arte e design Clarissa Schneider e fotos de André Nazareth, o livro é dividido em cinco capítulos: “barro”, “cerâmica”, “objeto” e “encontro” e “Lia Siqueira por Denise Stewart”. Nas 274 páginas, são apresentadas 168 fotos artísticas das etapas do processo de fabricação –  a matéria-prima, as ferramentas, o torneamento, as amostras de cores, o esmalte – e as peças, dentre jarras, bowls, panelas, pratos, xícaras e jarros de flor, ambientadas nas diversas situações em que são usadas.

Denise diz que, para alguém como ela, que buscou a vida toda a harmonia das formas e o equilíbrio, entrar em contato com as imperfeições incontroláveis do processo de fazer cerâmica foi desafiador e maravilhoso: “Quem é perfeccionista como eu entende o quanto é apaixonante entrar num universo onde a imperfeição se faz presente, onde os erros e acertos podem ser desfeitos com apenas um movimento. Não existem certezas para quem trabalha com barro – somente o desejo de chegar a algum lugar”.

Em seu texto de abertura, Clarissa Schneider destaca que a verdade do objeto de cerâmica, que não passa pelo molde ou pela máquina de reprodução em série, é a busca primordial de Denise Stewart: “Denise gosta de fazer cerâmica para as pessoas. E o que a atrai é a natureza tátil da matéria-prima, combinada à sensação e ao som do barro em suas mãos, assim como as peculiaridades e anomalias decorrentes do processo de construção”, escreve a influenciadora.

Ao lançar a publicação com fotos de seu processo de trabalho e de suas obras, Denise conclui: “Esse livro é uma forma de eternizar um trabalho de 20 anos de pesquisas e é o meu agradecimento a todos que enxergam o belo como eu. Até hoje é sempre com emoção que abro um forno e vejo o resultado final”.

Fotos: Divulgação / André Nazareth

O tempo da cerâmica (R$ 285) será lançamento amanhã, 30/4, às 18h, na Galeria da Gávea, que fica na R. Marquês de São Vicente, 432, Gávea.